• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 18:58:45 -03

    Após punição por mordida, Suárez consolida melhor fase da carreira

    DE SÃO PAULO

    21/12/2015 02h00 - Atualizado às 20h45 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Coelho. Canibal. Pistoleiro. Muito lembrado por seus apelidos e pelos atos que os motivaram, especialmente as suas inacreditáveis mordidas, o atacante uruguaio Luis Suárez, 28, tem, enfim, os holofotes voltados para si unicamente pelo sucesso atingido em campo.

    Neste domingo, na final do Mundial de Clubes conquistada pelo Barcelona ao vencer por 3 a 0 o River Plate, em Yokohama, no Japão, ele marcou duas vezes, chegando a cinco gols no torneio. Tornou-se assim o artilheiro e foi eleito o melhor jogador da competição.

    Na partida anterior, a semifinal contra o chinês Guangzhou Evergrande, Suárez havia marcado três vezes, tornando-se o segundo jogador da história a fazer um "hat-trick" em uma partida do torneio. O outro autor da façanha foi Pelé, no 3 a 2 sobre o Benfica, em 1962.

    Ele e o brasileiro também são os únicos a marcarem cinco gols numa mesma edição dessa competição.

    A taça conquistada neste domingo fecha definitivamente a temporada 2014-2015, a da chegada de Suárez ao Barça. Foi impecável: além do Mundial, a equipe venceu o Espanhol, a Copa do Rei e a Copa dos Campeões. Somando as quatro competições, Suárez marcou 30 vezes.

    "O próximo desafio é não deixar o nível cair, seguir com regularidade e títulos, para nos manter como a melhor equipe do mundo", declarou o jogador após a final, que ocorreu uma década depois de ter sido revelado pelo Nacional, de Montevidéu.

    Criado em uma família pobre, a situação financeira teve melhora expressiva quando ele chegou à Europa um ano depois, em 2006. Foi para a Holanda jogar pelo Groningen. Em sua primeira temporada, despertou o interesse do Ajax, também daquele país. Por esse time, ganhou o Campeonato Holandês em 2010/2011.

    Transferiu-se para o Liverpool já como nome de peso e venceu a Copa da Liga Inglesa na temporada 2012-13.

    Reprodução
    Captura de imagem mostra o momento em que Luis Suárez morde o italiano Chiellini na Copa do Mundo-2014
    Captura de imagem mostra o momento em que Luis Suárez morde o italiano Chiellini na Copa do Mundo-2014

    Em 2014, foi contratado pelo Barcelona. Estima-se que o time catalão tenha pago € 81 milhões (R$ 350 milhões) pelo seu passe.

    Ao lado de Messi e Neymar, formou o trio MSN. Na temporada passada, os três marcaram 122 gols: 58 de Messi, 39 de Neymar e 25 de Suárez.

    Na atual temporada, com lesões de Messi e Neymar, o uruguaio assumiu o protagonismo e já soma 23 gols –o brasileiro fez 16 e o argentino, oito.

    EX-CANIBAL?

    Antes do MSN, Suárez já havia alcançado a fama tanto pelo talento quanto pela mania de abocanhar os adversários. Três dessas mordias vieram a público durante a sua carreira.

    Em 2010, pelo Ajax, ele mordeu o pescoço do holandês Ottman Bakkal, do PSV. Foi multado, suspenso e apelidado de 'Coelho Canibal'.

    O fato se repetiu três anos depois quando, já como atleta do inglês Liverpool, meteu os dentes num colega, desta vez no braço do zagueiro do Chelsea, Ivanovic. Mais uma vez, multa e punição.

    Andrew Yates - 21.abr.2013/AFP
    Ivanovic tenta afastar Luis Suárez após levar uma mordida do uruguaio em 2013
    Ivanovic tenta afastar Luis Suárez após levar uma mordida do uruguaio em 2013

    A terceira vez, a mais grave, foi na Copa-2014. Na fase de grupos, contra a Itália, Suárez mordeu o ombro do zagueiro Chiellini, foi expulso e suspenso por quatro meses dos gramados e de nove jogos pela seleção do seu país.

    Em sua autobiografia, "Mi Vida" (ed. Planeta), lançada neste ano, ele escreveu sobre como se sentia logo após ser suspenso pela Fifa. "Eu cometi um erro. A culpa foi minha. Foi a terceira vez que fiz isso e precisava de ajuda."

    Durante a Copa, após prejudicar sua seleção, desculpou-se em nota e fez uma promessa. "Eu juro ao público que nunca mais acontecerá outro incidente como aquele".

    OS PÉS PELAS MÃOS

    Além da Copa-2014, Suárez chegou à quarta colocação na Copa-2010 com o Uruguai. Fez gols decisivos, ajudando a classificar o time para as quartas de final.

    Na disputa contra Gana, Suárez protagonizou um lance inusitado. Quando o jogo estava empatado, ele evitou um gol de Gana com as mãos, embaixo das traves, cometendo o pênalti.

    O que pareceu uma atitude equivocada ficou para a história: Asamoah Gyan perdeu a cobrança, o Uruguai ganhou nos pênaltis e se classificou para a semifinal.

    Reprodução/Youtube/www.HDEredivisie.blogspot.com
    Bakkal, do PSV, mostra a mordida que levou de Suárez em 2010
    Bakkal, do PSV, mostra a mordida que levou de Suárez em 2010

    RAIO X

    Nome e idade: Luiz Alberto Suárez Díaz, 28

    Naturalidade: Salto, Uruguai

    Altura e peso: 1,80 m / 81 kg

    Principais títulos: Copa América (2011), Liga dos Campeões (2014/15), Mundial de Clubes da Fifa (2015

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024