• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 14:06:34 -03

    Em ano de crise, programas de sócio-torcedor disparam no Brasil

    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    26/12/2015 02h00

    A despeito da crise econômica, os torcedores de futebol deram mais uma prova de devoção em 2015.
     
    Neste ano, cerca de 286 mil pessoas aderiram a programas de sócios-torcedores. Trata-se de cifra mais de duas vezes superior ao crescimento de 2014, de 115 mil novos membros. Em 2013, 249 mil pessoas se tornaram sócios-torcedores.

    Ranking de sócios-torcedores
     
    Ao todo, os 67 clubes que fazem parte do Movimento por um Futebol Melhor, uma espécie de clube de vantagens para sócios-torcedores organizado pela Ambev, somam atualmente mais de 1,1 milhão de sócios-torcedores.

     
    Além de Corinthians e Palmeiras, clubes cujos programas mais aumentaram neste ano, surpreenderam os torcedores de Sport e Remo, respectivamente quarto e quinto no ranking de crescimento de sócios-torcedores.
     
    No caso da equipe pernambucana, além da boa campanha no Brasileiro (terminou na sexta posição), campanhas de associação e a sistematização da venda online ajudam a explicar o sucesso na temporada, consolidando-se como o maior programa de sócio-torcedor do Nordeste.
     
    Além de ter subido para a Série C do Brasileiro, o Remo contou com a rivalidade com o Paysandu como motivador. Os dois clubes brigaram ao longo do ano para ver quem terminaria com mais sócios ao final da temporada. Fora do Movimento, o Paysandu divulga uma contabilidade própria de membros de seu programa: 17.771 associados.
     
    "Forma-se um ciclo virtuoso a partir do qual o sócio-torcedor ajuda o clube com a sua participação e o próprio time e seu rendimento incentivam mais pessoas a aderirem aos programas. O externo reforça o interno e vice-versa", explica Rafael Pulcinelli, gerente de marketing esportivo da Ambev, empresa responsável pelo Movimento.

    "A mentalidade do torcedor está modificando, e ele entende cada vez mais seu papel no clube. Em 2016, com um cenário de dificuldade financeira, o sócio vai ser fundamental para as contas dos times", completa.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024