• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 07:50:19 -03

    Ranking Folha: Paulistas dominam lista só com títulos nacionais

    DE SÃO PAULO

    27/12/2015 02h00

    O título brasileiro do Corinthians e as boas campanhas dos finalistas Palmeiras e Santos na Copa do Brasil fizeram com que os quatro maiores times de São Paulo desbancassem Cruzeiro e Flamengo e dominassem o Ranking Folha do futebol nacional, quando consideradas apenas as competições de abrangência nacional.

    Os clubes mineiro e carioca estavam ao lado de Palmeiras e São Paulo entre os quatro primeiros da lista até a última temporada.

    Com os 25 pontos ganhos pela conquista do Brasileiro, o Corinthians ultrapassou Santos, Flamengo, Cruzeiro e São Paulo, chegando à segunda posição do ranking.

    SÓ TORNEIOS NACIONAIS -

    A pontuação não foi suficiente para alcançar o Palmeiras, que já liderava a lista no ano passado e ampliou a sua vantagem, chegando a 275 pontos se somados os 20 do título da Copa do Brasil.

    O Santos, vice-campeão do segundo torneio mais importante do futebol nacional, também ganhou pontos preciosos para fechar o G4 do ranking de conquistas nacionais, com 250 pontos.

    O Ranking Folha, publicado desde 1996, é uma classificação histórica do desempenho dos times brasileiros.

    RANKING FOLHA 2015 - Veja a colocação e pontuação de cada time

    Ele distribui pontos por títulos ou vice-campeonatos estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Competições de divisões inferiores não são consideradas.

    Como nenhum time brasileiro se destacou nas competições internacionais, os resultados nos torneios nacionais foram determinantes para a definição das equipes que mais ganharam pontos.

    Além da boa campanha na Copa do Brasil, Santos e Palmeiras também pontuaram no Paulista –foram campeão e vice, respectivamente.

    SÓ TORNEIOS EM 2015 -

    Fora de São Paulo, o único clube que conseguiu pontuação expressiva foi o Atlético-MG. Com o vice-campeonato brasileiro e o título do Mineiro, a equipe somou 22 pontos.

    A lista deste ano não sofreu alterações de posição em relação ao ano passado. Além disso, nenhum clube estreou no ranking. Para entrar na lista, uma equipe precisa ter ao menos um título ou vice nacional ou internacional.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024