• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 08:01:37 -03

    São Silvestre expõe mal-estar entre brasileiros por vaga olímpica

    MARCEL MERGUIZO
    DE SÃO PAULO

    30/12/2015 02h00

    A Paulista marca a largada de um racha entre os principais maratonistas do país.

    Palco do início e da chegada da corrida de São Silvestre, às 9h desta quinta (31), a avenida receberá entre os cerca de 30 mil corredores o único brasileiro já assegurado na maratona da Rio-2016: Solonei Rocha da Silva, 33.

    E foi exatamente a classificação antecipada dele aos Jogos que originou a crise.

    "Esta São Silvestre vai ser legal porque a rivalidade vai existir entre os brasileiros. Antes não tinha. Agora tem", afirma Solonei à Folha.

    Além do incentivo que um atleta pode dar ao outro, é possível ajudar um companheiro ao ditar o ritmo da corrida em alguns trechos.

    Um dos principais adversários brasileiros de Solonei estava inscrito, mas desistiu da prova –diz que pretende descansar para maratonas que disputará em 2016. Foi Paulo Roberto de Almeida Paula, 36, quem protagonizou cena marcante ao lado de Solonei no Mundial de 2013.

    Ambos cruzaram a linha de chegada da maratona, no estádio olímpico de Moscou, de mãos dadas –Solonei em sexto e Paulo Roberto, em sétimo. Dois anos depois, a relação dos maratonistas mudou.

    "O Solonei acredita no que a CBAt [Confederação Brasileira de Atletismo] fala, mas ele vai chorar na frente da TV depois. Estão enganando ele. É um trouxa. Esse critério é injusto. Se alguém fizer índice com tempo melhor, acha que vai aceitar ficar fora?", reclama Paulo Roberto.

    Ele diz também que já está juntando documentos para acionar a Justiça caso não consiga a vaga na Rio-2016.

    "Ninguém reclama por covardia, rabo preso. Se eu ficar fora, vou para a briga", diz Paulo Roberto.

    Editoria de arte/Folhapress
    Clique e veja o especial sobre a São Silvestre
    Clique e veja o especial sobre a São Silvestre

    A CBAt estabeleceu a janela entre 1º de janeiro de 2015 e 6 de maio de 2016 para obtenção de índices olímpicos. Aí entram as três vagas para homens e três para mulheres na maratona.

    Em 11 de agosto, 11 dias antes do Mundial de Pequim, a entidade criou novo critério: além de ter o tempo mínimo (2h17min para homens e 2h42min, mulheres), os atletas que ficassem entre o 1º e o 20º lugar no Mundial estariam diretamente classificados para a Rio-2016.

    Solonei terminou na 18ª colocação na China, o único brasileiro entre os 20. Paulo Roberto não conseguiu classificação para o Mundial.

    A CBAt divulgou a mais recente lista de brasileiros com a marca mínima para 2016. Nela, Solonei aparece classificado e outros nove atletas têm índice (Paulo Roberto entre eles) e brigam pelas duas vagas restantes.

    Segundo Solonei, essa confirmação gerou o que chama de "motim" entre os que tentam a vaga –em momento algum ele cita nomes. A indignação de colegas se dá muito por conta do fato de que o treinador de Solonei, Ricardo D'Angelo, também é técnico-chefe das seleções adultas nas provas internacionais.

    "A CBAt é soberana na elaboração dos critérios de seleção de atletas para eventos como Jogos Olímpicos. A IAAF determina índices mínimos de inscrição, mas as confederações inscrevem os atletas de acordo com suas regras", explica D'Angelo.

    "Tais critérios foram prévia e amplamente divulgados pela CBAt, e todos eram cientes do mesmo. Entre o período de divulgação dos índices até o momento em que Solonei se classificou por alcançar a 18ª posição em Pequim não houve reclamação, por que só agora?", completa.

    Campeão no Pan de Guadalajara-2011, esta será a terceira vez que Solonei estará na São Silvestre.

    Na primeira, em 2007, ainda era coletor de lixo em Penápolis (SP) quando correu em 56 min. Em 2009, cerca de três meses após iniciar treinamento de alto rendimento, ficou em 13º, com 47 min. Nesta quinta, quer "bater no peito" e mostrar que "o resultado vai falar por si próprio".

    FAVORITOS

    Os atuais campeões Dawit Admasu e Ymer Ayalew, ambos da Etiópia, e os quenianos Stanley Biwott (campeão da Maratona de Nova York de 2015), Edwin Rotich (bicampeão da São Silvestre em 2012/2013), Joseph Aperumoi, Maurine Kipchumba (campeã em 2012) e Caroline Komen estão entre os favoritos da prova, que terá corredores de 37 países e de todos os Estados brasileiros.

    INTERDIÇÃO

    Devido à São Silvestre, várias ruas e avenidas serão interditadas total ou parcialmente. Os bloqueios começam às 16h desta quarta (30) na av. Paulista, para montagem do hospital de base. A partir das 6h de quinta (31), as demais ruas serão fechadas (quadro abaixo) –a liberação começa às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 1188, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

    Editoria de arte/Folhapress
    INTERDIÇÕES PARA A SÃO SILVESTRERuas e avenidas da cidade serão bloqueadas para realização da prova
    Ruas e avenidas da cidade serão bloqueadas para a realização da prova
    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024