• Esporte

    Friday, 03-May-2024 01:39:19 -03

    Rival na São Silvestre critica Solonei e amplia polêmica sobre vaga olímpica

    MARCEL MERGUIZO
    PAULO ROBERTO CONDE
    DE SÃO PAULO

    31/12/2015 02h00

    Pivô de polêmica sobre o processo de classificação para a maratona olímpica, Solonei Rocha da Silva, 33, recebeu críticas de um de seus rivais mais frequentes, contra quem vai competir na São Silvestre, nesta quinta (31), a partir das 9h, em São Paulo.

    Gilberto Lopes, 26, duelou com ele no Mundial de Pequim, na China, em agosto.

    O evento selou a vaga olímpica antecipadamente para Solonei, que terminou a prova em 18º e se beneficiou de novo critério estabelecido pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que assegurava classificação a quem ficasse entre os 20 primeiros.

    Gilberto disparou contra Solonei e reforçou o mal-estar atual entre os maratonistas do país, conforme revelado pela Folha nesta quarta-feira (30). A principal questão é que Solonei, por ter ficado entre os 20 do Mundial, não perde mais a vaga na Rio-2016, mesmo se tiver tempo pior que outro maratonista.

    O Brasil tem direito a três vagas para os Jogos do Rio, em agosto do próximo ano.

    Por ora, além de Solonei, Marilson Gomes dos Santos e Paulo Roberto de Almeida Paula são os que têm melhores marcas entre os maratonistas que correram abaixo do índice fixado pela federação internacional (2h19min)

    "Não tenho problema pessoal com ele [Solonei]. Mas acho que deveria ser mais humilde", afirmou Gilberto. "Depois que foi medalhista [de ouro] no Pan de 2011 [em Guadalajara], aquilo subiu à cabeça dele. Agora, com a vaga olímpica, mudou muito. Até amigos dele dizem que ficou com nariz empinado."

    Sobre a prova desta quinta, ele não esconde a possibilidade de saia-justa. "Se o Solonei vier me cumprimentar, tudo bem. Se não, não vou falar com ele", respondeu.

    Gilberto também obteve índice. Em abril, ele completou a Maratona de Milão, na Itália, em 2h16min39 –na mesma prova, Solonei fez 2h13min15. Ele considerou a mudança no regulamento que deu a vaga ao compatriota "injusta". "O correto seria usar o ranking por tempo. Mas sei que vai ser complicado fazer a CBAt mudar. Ela não vai querer voltar atrás."

    O presidente da confederação, José Antonio Martins Fernandes, confirmou a intuição de Gilberto. Disse à Folha que a convocação de Solonei estava prevista no regulamento emitido pela entidade e dentro dos critérios fixados pela IAAF, a federação internacional de atletismo.

    Editoria de arte/Folhapress
    INTERDIÇÕES PARA A SÃO SILVESTRERuas e avenidas da cidade serão bloqueadas para realização da prova
    Ruas e avenidas da cidade serão bloqueadas para a realização da prova

    APOIO

    Melhor brasileiro nas últimas edições da São Silvestre, Giovani dos Santos também quer vaga na Rio-2016. Sobre a polêmica que envolve seus pares, ele apoiou Solonei.

    "Se falarem que está garantido na Olimpíada e depois não está, aí estão errados. Tem que valer a regra, e o Solonei fez por merecer", disse Giovani, que também disputa a prova paulistana.

    Solonei sorriu ao saber que havia sido defendido. "Com o Giovani dá para chegar de mãos dadas na São Silvestre", afirmou, em referência ao Mundial de 2013. Paulo Roberto (sétimo) e Solonei (sexto), hoje desafetos, cruzaram a linha de chegada daquela maratona no estádio olímpico de Moscou de mãos dadas.

    *

    SOLONEI DA SILVA

    Nascimento
    18.abr.1982 (33 anos), em Penápolis (SP)

    Principais conquistas
    Campeão no Pan de Guadalajara-2011, campeão da Maratona de São Paulo-2012, 6º no Mundial de Moscou-2013 e 18º no Mundial de Pequim-2015

    Melhor marca
    Na carreira: 2h11min32 (Maratona de Padova-2011)

    ENTENDA A POLÊMICA

    - A Confederação Brasileira de Atletismo estabeleceu o período entre 1º de janeiro de 2015 e 6 de maio de 2016 para obtenção de índice olímpico para as três vagas para homens e três para mulheres na maratona

    - Em agosto, ela definiu que estariam na Rio-2016 os maratonistas que ficassem entre os 20 melhores no Mundial de Pequim. Solonei ficou em 18º, o único brasileiro entre os 20

    - Hoje, Marilson dos Santos (com 2h11min) e Paulo Roberto de Almeida Paula (2h11min02) estariam classificados. Solonei tem a terceira marca (2h13min15), mas não perde a vaga nem se alguém fizer tempo melhor

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024