• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 18:22:46 -03

    Queniano que venceu a Maratona de Nova York é campeão da São Silvestre

    DE SÃO PAULO

    31/12/2015 09h50

    Os africanos dominaram novamente a Corrida de São Silvestre e não deram chances aos brasileiros, que conseguiram, no entanto, chegar ao pódio tanto no masculino como no feminino.

    Entre os homens, o título da 91ª edição da prova masculina ficou com o queniano Stanley Biwott, que venceu pela primeira vez a São Silvestre –ele já havia vencido este ano a Maratona de Nova York.

    Atrás de Biwott, chegaram mais três africanos: os etíopes Leul Aleme e Feyisa Gemechu e o queniano Edwin Rotich, bicampeão da São Silvestre em 2012 e 2013 e vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

    O brasileiro Giovani dos Santos, chegou em quinto lugar, mesma posição que havia obtido na prova do ano passado. Em 2013, ele também foi o melhor brasileiro, chegando em quarto lugar.

    Solonei Rocha da Silva, único brasileiro com vaga garantida na Rio-2016, chegou apenas em 14º lugar. Ele virou alvo de polêmica com outros maratonistas por ter garantido a vaga olímpica após ter ficado entre os 20 primeiros do Mundial, segundo novo critério fixado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), independente do fato de não ter um dos três melhores tempos –são três vagas por país para homens e mulheres.

    O Brasil não tem um vencedor da competição desde 2010, ano em que Marílson Gomes dos Santos conquistou seu terceiro título da prova. Desde então, apenas atletas africanos subiram ao lugar mais alto do pódio.

    No feminino, o triunfo foi de Yimer Wude Ayalew, da Etiópia. Com isso, já se completam cinco edições sem vitórias do Brasil entre os homens e nove entre as mulheres.

    A vitória de Ayalew, com o tempo de 54m03, foi a sua terceira na São Silvestre. Campeã do ano passado, ela também havia ficado com o primeiro lugar em 2008. A melhor brasileira na prova foi Sueli Pereira, que acabou na quarta colocação. Logo na sequência, chegou Joziane Cardoso.

    Apesar de não terem conseguido acabar com o jejum que dura desde 2006, as duas atletas do Brasil puseram as mulheres brasileiras no pódio, o que não havia ocorrido na edição passada, quando elas chegaram em oitavo (Joziane) e nono (Sueli). Neste ano, elas brigaram até o último quilômetro pela vitória e só ficaram para trás no fim da subida da Brigadeiro, ponto mais crítico da prova.

    A corrida reuniu cerca de 30 mil corredores de 37 países e de todos os Estados do Brasil. A largada e a chegada foram na avenida Paulista.

    Confira os resultados da 91ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre

    Masculino
    1: Stanley Biwott (QUE) - 44min31s
    2: Leul Gebresilase (ETI) - 44min34s
    3: Feyisa Lilesa (ETI) - 44min38s
    4: Edwin Kipsang (QUE) - 44min41s
    5: Giovani dos Santos (BRA) - 44min58s

    Feminino
    1: Ymer Wude Ayalew (ETI) - 54min0s
    2: Delvine Relin (QUE) - 54min03s
    3: Failuna Matanga (TAN) - 54min11s
    4: Sueli Pereira (BRA) - 54min15s
    5: Joziane Cardoso (BRA) - 54min22s

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024