• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 07:43:49 -03

    Com duas atletas, brasileiras voltam ao pódio da São Silvestre após 5 anos

    DE SÃO PAULO

    31/12/2015 11h03

    Com duas atletas no pódio, Sueli Pereira da Silva, em quarto lugar, e Joziane Cardoso, em quinto, as brasileiras conquistaram nesta 91ª edição da Corrida de São Silvestre a melhor posição para corredoras do país na prova nos últimos cinco anos.

    Em 2010, Simone Alves da Silva chegou em segundo lugar atrás da queniana Alice Timbilili. Outra brasileira, Cruz Nonata da Silva, chegou em quarto.

    Nos anos seguintes, nenhuma brasileira havia chegado ao pódio. As melhores posições foram Cruz Nonata da Silva (6º em 2011), Joziane Cardoso (8º em 2012), Sueli Pereira da Silva (6º em 2013) e Joziane Cardoso (8º em 2014).

    Danilo Verpa/Folhapress
    A corredora Yimer Wude Ayalew, da Etiópia, comemora vitória na prova feminina da São Silvestre
    A corredora Yimer Wude Ayalew, da Etiópia, comemora vitória na prova feminina da São Silvestre

    Sobem ao pódio as cinco primeiras colocadas. Em todas as provas nesse período, a vencedora da competição foi uma corredora africana : três quenianas e duas etíopes. No ano passado, a vencedora foi a mesma Yimer Ayalew, do Quênia, que também triunfou este ano.

    "Oito anos tentando e consegui o pódio. Queria vencer, mas não deu. São 15 anos de luta no atletismo e deu para ficar em quarto. Não é fácil correr com as quenianas, é muito difícil", disse Sueli, que em seguida começou a chorar.

    Antes de iniciar a entrevista, Joziane falou com o marido ao celular. "É meu marido [Claudemir], ele está dando pulos e pulos de felicidade. A felicidade é muito grande, é um pódio que todo mundo almeja. Parece que estou sonhando. Sonhei a minha vida toda em estar nesse pódio. Na chegada não tinha mais força, não estava sentindo as pernas, estava flutuando", afirmou.

    "Cada ano estamos batalhando mais e mais. No ano passado, fiz uma estratégia que não deu muito certo. Cada ano aprendemos um pouco mais a correr na São Silvestre", completou.

    DE NOVO GIOVANI

    Entre os homens, o melhor brasileiro foi de novo Giovani dos Santos, que chegou em quarto lugar, atrás de três corredores africanos.

    Giovani também foi o melhor brasileiro na São Silvestre em 2014 (5º), 2013 (4º), 2012 (5º) e 2010 (4º). O Brasil não vence a prova desde 2010, com Marilson Gomes dos Santos. De lá para cá, todos os vencedores foram africanos –três quenianos e um etíope (Edwin Kipsang, duas vezes).

    "Mais uma vez, a prova foi difícil, mas sou a igual cachorro: não largo o osso fácil. Não foi por falta de raça e vontade. Estou feliz pela quinta colocação. Fico feliz, mas sempre procuro um lugar mais alto no pódio. Hoje, só de estar lá, já fiquei feliz", disse Giovani.

    "Até o km 12,5 eu acompanhei eles [os africanos]. Procurei fazer muita força para chegar em uma posição melhor, mas é briga de cachorro grande", completou Giovani.

    Solonei Rocha da Silva, único brasileiro com vaga garantida na Rio-2016, chegou apenas em 14º lugar. Ele virou alvo de polêmica com outros maratonistas por ter garantido a vaga olímpica após ter ficado entre os 20 primeiros do Mundial, segundo novo critério fixado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), independente do fato de não ter um dos três melhores tempos -são três vagas por país para homens e mulheres.

    Confira os resultados da 91ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre

    Masculino
    1: Stanley Biwott (QUE) - 44min31s
    2: Leul Gebresilase (ETI) - 44min34s
    3: Feyisa Lilesa (ETI) - 44min38s
    4: Edwin Kipsang (QUE) - 44min41s
    5: Giovani dos Santos (BRA) - 44min58s

    Feminino
    1: Ymer Wude Ayalew (ETI) - 54min0s
    2: Delvine Relin (QUE) - 54min03s
    3: Failuna Matanga (TAN) - 54min11s
    4: Sueli Pereira (BRA) - 54min15s
    5: Joziane Cardoso (BRA) - 54min22s

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024