• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 19:27:33 -03

    Semelhança com o profissional marca final da Copa São Paulo

    EDUARDO RODRIGUES
    DE SÃO PAULO

    25/01/2016 02h00

    Denny Cesare/Divulgação/Ag. Corinthians
    Maycon comemora gol na partida entre Corinthians e Guarani pela Copa São Paulo
    Maycon comemora gol na partida entre Corinthians e Guarani pela Copa São Paulo

    Em uma disputa inédita na Copa São Paulo de futebol júnior, Corinthians e Flamengo alcançaram a final do torneio com o jeitão dos times principais, fontes de inspiração.

    Nesta segunda (25), às 10h, no Pacaembu, as duas equipes tentam levantar a taça do mais tradicional torneio de futebol de base do país.

    No Corinthians, a semelhança entre adultos e garotos do sub-20 é mais clara.

    Com o melhor ataque da Copinha, com 28 gols, os atletas comandados por Osmar Loss conseguiram 100% de aproveitamento no torneio prezando pela posse de bola e tomando conta do meio de campo, com toques rápidos que chegam ao ataque com qualidade. Os laterais também apoiam bem o ataque quando necessário.

    O time comandado por Tite em 2015 faturou o título do Brasileiro com a mesma filosofia de jogo.

    Outra semelhança está na dupla de volantes corintiana. Capitão e artilheiro do time na Copa São Paulo, Maycon se parece com Elias, que desarma e distribui a bola com qualidade, além de chegar bem ao ataque.

    Já Warian tem a função de destruir a jogada do adversário, assim como fez na temporada passada Ralf, que se transferiu para o chinês Beijing Guoan. Warian contribuiu para que a equipe fosse uma das menos vazadas da Copinha, com apenas cinco gols sofridos.

    O fato pode ser explicado pela proximidade que Loss tem com Tite. O treinador revelou recentemente à Rádio Grenal que se encontra com frequência com a comissão técnica do time principal para trocar informações.

    Miguel Schincariol/saopaulofc.net
    Jogadores de Flamengo e São Paulo disputam bola durante partida válida pela Copa São Paulo
    Jogadores de Flamengo e São Paulo disputam bola durante partida válida pela Copa São Paulo

    Do lado flamenguista, as semelhanças com o time principal são menos evidentes.

    O técnico do time carioca Zé Ricardo ainda não conseguiu fazer esse trabalho junto com Muricy Ramalho.

    "Ainda não tivemos a oportunidade de alinhar isso [intercâmbio de ideias entre treinadores] em virtude dos calendários de profissional e base, mas essa é a expectativa e espero poder fazer isso em breve", disse à Folha.

    Há, contudo, pontos similares, especialmente no setor de meio de campo.

    Os profissionais não fizeram boa campanha no Brasileiro de 2015, ficando apenas com a 12ª posição, mas demonstraram um meio consistente, especialmente com Alan Patrick em campo.

    Os garotos do sub-20 trabalham bem a bola no meio de campo para que chegue ao centroavante Felipe Vizeu, vice-artilheiro da Copinha com sete gols.

    Lucas Paquetá é o meia que comanda essa distribuição de bola, assim como faz Alan Patrick na equipe principal.

    O Flamengo decide a sua terceira final no torneio nacional e busca seu terceiro título. Já o Corinthians disputa sua 17ª e vai atrás do seu décimo troféu.

    O confronto começa às 10h e marca o aniversário da cidade de São Paulo, que completa 462 anos.

    VANTAGEM CARIOCA

    Esta será a décima vez que Rio de Janeiro e São Paulo se encontram em uma final da Copinha. No histórico, os cariocas levam vantagem.

    Se os paulistas são os maiores vencedores da competição, com 28 títulos, a história é diferente no que diz respeito às decisões.

    Das nove finais, seis foram conquistadas pelos cariocas e apenas três pelos times de São Paulo.

    O maior vencedor do duelo Rio-SP é o Fluminense, com quatro vitórias. O Corinthians vem em seguida, com duas. O último confronto aconteceu em 2012, exatamente entre os maiores vencedores, e os paulistas se deram melhor.

    CORINTHIANS
    Filipe; Igor Coutinho (Caio), Vinicius Del Amore, Léo Santos e Guilherme; Warian,Maycon e Matheus Pereira; Léo Jabá, Tocantins e Gabriel Vasconcelos. T.: Osmar Loss

    FLAMENGO
    Thiago; Thiago Ennes, Léo, Dener e Cafú; Arthur Bonaldo, Ronaldo, Trindade, Matheus Sálvio e Paquetá; Felipe Vizeu. T.: Zé Ricardo

    Estádio: Pacaembu / Árbitro: Rafael Gomes Felix da Silva

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024