• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 07:47:58 -03

    Descontentes, motoristas do Uber ameçam boicote ao Super Bowl

    DIEGO IWATA LIMA
    ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO (EUA)

    07/02/2016 02h00

    Motoristas do Uber da região de San Francisco, na Califórnia, ameaçam boicotar o Super Bowl deste domingo (7), em Santa Clara. O motivo apontado por eles é a baixa remuneração.

    Com uma política de descontos iniciada pela empresa no início deste ano nos EUA, as tarifas caíram até 20% em algumas regiões.

    A campanha dos motoristas vem sendo promovida no twitter, com a hashtagag #UberSuperbowlStrike (#GrevedoUbernoSuperbowl).

    Editoria de arte/Folhapress
    Chamada Super Bowl 50
    Clique na imagem para acessar a arte

    Caso aconteça mesmo, o protesto pode complicar muito a movimentação dos espectadores do jogo, já que o Levi's Stadium, onde o evento vai acontecer, está a 72 km de San Francisco. A organização do evento vendeu mais de 65 mil ingressos para o jogo.

    Chegar ao local por transporte público é difícil. O aplicativo Moovit, que mapeia rotas de ônibus e trem para o evento, estima em três horas o tempo de trajeto.

    "Com os descontos, eu tenho de trabalhar 18 horas por dia para conseguir, na média, ganhar o salário mínimo de US$ 7 (cerca de R$ 28) por hora", diz Sam, 37, um haitiano que é motorista do Uber de San Francisco (ele pediu à reportagem para não ter seu sobrenome mencionado). Em San Francisco, 40 mil pessoas prestam serviço à companhia.

    A paralisação também pode afetar a imagem do Uber, que recentemente anunciou parceria com a organização do evento esportivo.

    O jornalista DIEGO IWATA LIMA viajou a convite dos canais ESPN

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024