• Esporte

    Monday, 06-May-2024 17:04:54 -03

    Pais de Neymar e dirigentes são intimados a depor em investigação

    GRACILIANO ROCHA
    DE SÃO PAULO

    16/02/2016 02h00

    Os pais do atacante Neymar e cartolas do Santos serão intimados a depor, em março, na condição de investigados no procedimento aberto pelas autoridades espanholas para apurar suspeitas de corrupção na transferência do jogador para o Barcelona.

    Os depoimentos do pai do atleta, Neymar da Silva Santos, e da mãe, Nadine Gonçalves da Silva Santos, na Justiça Federal de Santos foram marcados para o próximo dia 16, segundo a Folha apurou.

    Eles serão ouvidos no Brasil por meio de carta rogatória, um instrumento de cooperação internacional.

    Além do casal, o atual presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, e dois dos seus antecessores no cargo –Odílio Rodrigues Filho e Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro– também serão ouvidos.

    Na Espanha, Neymar é suspeito de fraude e corrupção privada. A Justiça vê indícios de irregularidade no contrato firmado entre Santos e Barcelona por 17 milhões de euros. Documentos mostram que o valor da negociação do atleta, feita em 2013, ultrapassou 90 milhões de euros.

    O Ministério Público da Espanha enviou pedido de ajuda à Procuradoria-Geral da República para realizar os depoimentos dos investigados que se encontram no Brasil.

    Na mesma tarde do depoimento de Neymar pai, serão ouvidos Modesto, Odílio e César Augusto Conforti, dirigentes do Santos à época da transferência do jogador para o Barcelona.

    No dia 14, Luís Álvaro será interrogado na Justiça Federal de São Paulo.

    Neymar e o seu pai já tinham sido ouvidos pela Justiça espanhola, em Madri, no dia 2 de fevereiro.

    A Folha não conseguiu ouvir a Procuradoria espanhola para confirmar se os investigadores pretendem insistir no segundo depoimento de Neymar pai, em pouco mais de um mês.

    A suspeita de pagamentos "por fora" na transferência de Neymar para a Espanha também colocou Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, atual e antigo presidentes do Barcelona, sob suspeita de fraude e sonegação.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024