• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 19:33:32 -03

    Brasileiro de 21 anos, 338º do mundo, vence Tsonga, 9º, no Aberto do Rio

    DE SÃO PAULO

    17/02/2016 16h47 - Atualizado às 19h54

    Luiz Pires/Fotojump/Flickr/RioOpen
    O brasileiro Thiago Monteiro celebra vitória sobre o francês Tsonga na estreia do Aberto do Rio
    O brasileiro Thiago Monteiro celebra vitória sobre o francês Tsonga na estreia do Aberto do Rio

    O brasileiro Thiago Monteiro, 338º colocado do ranking mundial, venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga, 9º, nesta quarta-feira (17) no Aberto do Rio, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.

    A última vez que um tenista do Brasil venceu um dos dez melhores do mundo foi com Thomaz Bellucci, em 2012, ao bater o espanhol David Ferrer na segunda rodada do Masters 1.000 de Monte Carlo.

    Desde 2012 também um tenista fora do top 300 não vencia um top 10. A última vitória foi do francês Albano Olivetti, então número 388, contra o americano Mardy Fish, na época oitavo colocado do ranking.

    "Não tenho muito o que dizer, aconteceu. Senti que estava bem. E ele [Tsonga] sentiu as condições climáticas, estava muito quente para nós dois", disse Monteiro em entrevista ao SporTV. "É minha primeira chave de ATP e contra um top 10, eu tinha que dar tudo", completou.

    Mais de uma hora após o jogo, em entrevista coletiva, ele não tinha se dado conta do feito. "Ainda não caiu a ficha do que fiz. É fruto de um trabalho que venho fazendo há muito tempo. Acreditei a todo momento na vitória", afirmou.

    Agora, o tenista cearense de 21 anos enfrenta o uruguaio Pablo Cuevas, 34º do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), pelas oitavas de final, nesta quinta (18).

    Monteiro já foi o número 2 do ranking juvenil, estava indo bem na transição para o profissional, quando alcançou a 254ª posição, mas teve uma lesão grave no joelho esquerdo –rompimento parcial do ligamento cruzado anterior– no primeiro semestre do ano passado, e ficou três meses e meio sem jogar. Voltou ao circuito em setembro e está recomeçando, conquistando bons resultados. Neste ano, o canhoto foi semifinalista do Challenger do Rio.

    "Essa vitória me fez acreditar mais ainda em mim, no meu jogo. Mas, ao mesmo tempo, sei que tenho um longo caminho pela frente, de muito trabalho, para primeiro chegar ao top 100", disse o jogador, que atualmente faz parte da equipe do treinador da Copa Davis, João Zwetsch,

    Canhoto nascido em Fortaleza, Monteiro foi convidado a jogar o Aberto do Rio, disputado no Jockey Club Brasileiro. A melhor colocação dele no ranking mundial até hoje foi 254º em 2013.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024