• Esporte

    Friday, 03-May-2024 10:40:23 -03

    Corrupção no futebol

    Manifestantes protestam contra xeque em eleição da Fifa

    SÉRGIO RANGEL
    ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE

    26/02/2016 08h34

    Enquanto os candidatos almoçavam com os eleitores dentro do centro de convenções, manifestantes realizaram nesta sexta um protesto contra a candidatura do xeque Salman bin al-Khalifa, do Bahrein.

    Eles acusam o dirigente de ter perseguido atletas que participaram de protestos contra o governo do Bahrein em 2011. Presidente da Federação Asiática de Futebol, o xeque é primo do rei.

    "A Fifa não pode eleger um presidente que persegue atletas. Em 2011, ele identificou vários jogadores, que participaram dos protestos. Em seguida, eles foram presos e sofreram com a repressão", disse Maryam al-Khawaja, que trabalha numa entidade de defesas dos direitos humanos na Suíça.

    Candidatos à presidência da Fifa

    Nascidos no Bahrein, os integrantes do protesto gritavam na porta principal do centro de convenções em Zurique palavras contra o xeque. Eles exibiam também cartazes com fotos de manifestantes supostamente torturados pelas autoridades locais em 2011.

    "A Fifa já está com a imagem suja pela corrupção. Eles não podem agora eleger um presidente que não consegue conviver com a democracia", afirmou Maryam.

    Nesta sexta, cinco candidatos vão disputar a eleição mais concorrida da história da Fifa: o suíço Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa, Salman bin Ebrahim Al Khalifa, presidente da Confederação de Futebol da Ásia, Jérome Champagne, ex-secretário-geral adjunto da Fifa, Ali bin Al-Hussein, príncipe da Jordânia, e o sul-africano Tokyo Sexwale.

    Ao lado do suíço Gianni Infantino, o xeque é apontado como favorito. Ele tem o apoio da maioria dos países da Ásia e da África.

    Distribuição de votos por continente

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024