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    'Me sinto com vergonha', diz Thiago Camilo após ameaças na Stock Car

    PAULA CESARINO COSTA
    DO RIO

    29/02/2016 20h11

    Fernanda Freixosa/Vicar/Divulgação
    Thiago Camilo se recupera de Curitiba e fatura Corrida do Milhão. A Corrida do Milhão é mesmo de Thiago Camilo. Neste domingo (16) aconteceu a mais tradicional prova do calendário do Circuito Schin Stock Car e, com boa estratégia e bom desempenho, o titular da Ipiranga-RCM levou para casa o seu terceiro cheque gordo.
    Thiago Camilo com o troféu da Corrida do Milhão da Stock Car

    O piloto Thiago Camilo, da equipe Ipiranga-RCM, se disse triste e 'com vergonha' após ler a reportagem da Folha que revelou conversa de oficiais de pista da Stock Car. A troca de mensagens coloca em xeque a isenção das decisões e punições nas corridas.

    O piloto é citado duas vezes. Na primeira quando o auxiliar de comissário Paulo Ygor Dias diz: "Nós temos de foder ele [Cacá Bueno] e o Thiago Camilo". E depois quando o comissário Clóvis Matsumoto escreve: "Ele [Thiago Camilo] está sempre errado".

    Camilo avalia que o fato de ele e Cacá Bueno contestarem e baterem sempre de frente com os comissários e a CBA explica essa postura. Para o piloto, não são poucas as situações duvidosas, com erros.

    "Não sei ser político. Não faço questão de ser queridinho por esse tipo de gente, que tem esse tipo de atitude. Eles deveriam ser profissionais e alguém tem de se responsabilizar por tudo isso", afirmou.

    Para ele, a responsabilidade é da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

    "É a CBA que tem de se responsabilizar com as pessoas que ela coloca lá para julgar ou pré-julgar situações que acontecem na pista ou não."

    Camilo diz que não sabe se foi prejudicado, mas que agora surge um monte de dúvidas.

    "Espero que essa matéria seja um divisor de águas, que essas coisas não aconteçam, que o esporte possa prevalecer e que as corridas sejam decididas na pista", declarou.

    CONSEQUÊNCIAS

    A Folha teve acesso a uma troca de mensagens, por WhatsApp (serviço de comunicação eletrônica), de um grupo de comissários e auxiliares que atua no circuito.

    Com funções equivalentes às do árbitro de um jogo de futebol, os comissários (desportivos e técnicos) das corridas de Stock Car têm o poder de aplicar punições durante a prova, excluir ou desclassificar um piloto.

    A categoria é a mais antiga e a mais rica do automobilismo nacional. Criada em 1979, reúne os principais pilotos e tem hoje média de público de mais de 30 mil pessoas.

    Nesta segunda, a CBA informou que afastou os oficiais de pista citados pela reportagem.

    De acordo com o comunicado, a entidade abrirá inquérito administrativo para apurar supostas irregularidades. Além disso, encaminhará a reportagem para a Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) do automobilismo, "ante a gravidade do narrado".

    A Vicar Promoções Desportivas, empresa que organiza a Stock Car, disse em nota que "julga lamentável a atitude dos comissários técnicos".

    Segundo a empresa, os comissários são vinculados à CBA. Por esse motivo, não caberia à Vicar responsabilidade sobre qualquer tipo de ação por parte deles.

    OUTRO LADO

    Em resposta à reportagem inicial, a CBA já havia argumentado que não é possível um comissário técnico inventar uma punição porque ele apenas fiscaliza se o regulamento é cumprido.

    Tanto comissários como a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) afirmaram que não é possível que os comissários técnicos influam deliberadamente no resultado das corridas.

    O engenheiro Clóvis Matsumoto disse que a conversa foi feita em tom de brincadeira. Foi uma "molecagem".

    Ele afirmou que hoje a Stock Car é muito profissional, que os regulamentos evoluíram e que "não tem pegação no pé, não dá para inventar punições", uma vez que as questões são técnicas.

    Informou que atua na função desde 2002 e que nunca viu "nenhum comissário punir piloto por implicância".

    Paulo Ygor Dias, auxiliar de comissário na Stock Car, também disse que a conversa tinha "tom de brincadeira". Para ele, o trabalho dos comissários é baseado em regulamentos técnicos e é acompanhado pelas equipes.

    STOCK CAR SOB SUSPEITA - Mensagens de comissários em grupo de Whatsapp indicam que pilotos teriam sido prejudicados

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