• Esporte

    Monday, 20-May-2024 19:08:54 -03

    Análise

    Automobilismo de ponta não comporta molecagem e kkk

    FÁBIO SEIXAS
    COLUNISTA DA FOLHA

    02/03/2016 02h00

    Divulgação
    Carro do piloto Caca Bueno no pit de Interlagos durante a temporada de 2015 da Stock Car
    Carro do piloto Cacá Bueno no pit de Interlagos, durante a temporada de 2015 da Stock Car

    Verdades: Cacá Bueno é o melhor piloto de sua geração na Stock, centrado e veloz, dono de um incrível talento nato, às vezes um pouco mais arrojado do que deveria. É o segundo piloto que mais títulos conquistou na categoria –cinco, atrás apenas dos 12 do eterno Ingo Hoffman–, o segundo em número de poles, o terceiro em vitórias.

    Mais verdades: Cacá é o piloto mais odiado do automobilismo brasileiro. Pelos sucessos que acumulou, por algumas manobras controversas, pela personalidade forte. Pela língua solta. Pelas declarações de cabeça quente. E por ser filho de quem é –como se o pai entrasse no carro para acelerar.

    Já vi a sala de imprensa (!!) de Interlagos vibrar com um problema de Cacá em prova decisiva.

    Suspeitas: comissários, que também deveriam ser imparciais, não o são.

    Esta Folha mostrou que, no mínimo, existe uma tremenda má vontade com Cacá e com Thiago Camilo. Este colunista acrescenta: com Ricardo Zonta também.

    Pode haver má vontade do público. Pode haver má vontade dos colegas. Pode haver má vontade até de jornalistas –não é lá muito correto, longe disso, mas não afeta o resultado na pista.

    O que não pode é haver preferências e rejeições por parte de quem decide corridas. Também não pode haver "molecagem", termo usado pelo comissário Clóvis Matsumoto para tentar justificar o tom jocoso da troca de mensagens.

    Mas há –preferências, rejeições e molecagens–, o que ficou bem claro nas trocas de mensagens pelo WhatsApp entre os comissários.

    Mentira: a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) escreveu em nota, na segunda-feira, que desde janeiro de 2009 nenhum piloto recebeu punição por aspectos técnicos. Em 2012, em Interlagos, Cacá e Daniel Serra foram desclassificados por irregularidades nos discos de freios, como bem lembrou o site Grande Prêmio.

    Além disso, a defesa causa estranhamento por si só. Como pode uma categoria não punir ninguém por questões técnicas em sete temporadas? Todo mundo andou o tempo todo dentro do regulamento por tanto tempo? A Stock é melhor que a F-1? A explicação cheira mal, a emenda ficou pior que o soneto.

    A Stock da TV é linda. Os autódromos parecem bonitos, os carros brilham, provas são bem disputadas. Mentira.

    Quem já viu de perto sabe que é bem diferente. O automobilismo brasileiro é disputado em autódromos cheios de mato, com equipes trabalhando em boxes precários e, agora temos evidências, comandado por gente que faz "molecagem" e comete "kkk" em conversas no WhatsApp.

    É hora de crescer. Automobilismo de ponta não comporta moleque.

    STOCK CAR SOB SUSPEITA - Mensagens de comissários em grupo de Whatsapp indicam que pilotos teriam sido prejudicados

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024