• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 03:05:07 -03

    Cuca é o favorito no Palmeiras, mas acerto esbarra em questão financeira

    MARCEL RIZZO
    DO PAINEL FC

    10/03/2016 15h41

    Cui Xinyu - 19.dez.2013/Xinhua
    (131219) -- MARRAKECH, Dec. 19, 2013 (Xinhua) -- Atletico Mineiro's head coach Cuca reacts during the semi-final match between Raja Casablanca and Atletico Mineiro at the FIFA's 2013 Club World Cup soccer match in Marrakech, Morocco, Dec. 18, 2013. Raja Casablanca won the match 3-1. (Xinhua/Cui Xinyu)
    Cuca é mais caro do que os dois últimos treinadores palmeirenses, Oswaldo e Marcelo Oliveira

    Um acerto entre a diretoria do Palmeiras e o técnico Cuca esbarra na questão financeira neste momento.

    Sem clube desde que deixou o chinês Shandong Luneng em dezembro de 2015, o treinador é mais caro do que os dois últimos comandantes palmeirenses, Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira (este último recebia cerca de R$ 400 mil mensais, valor já considerado acima da média).

    E há também uma pendência financeira na China. Cuca ainda recebe parcela de sua rescisão e não está claro se, caso ele acerte com um clube, esse valor terá que ser arcado pelo novo contratante.

    Segundo Eduardo Uram, empresário do treinador, a única exigência do Shandong foi de que Cuca não assumisse um time chinês em 2016.

    Cuca é o preferido no momento porque, na análise da direção alviverde, terá respeito dos atletas. Esse foi um dos problemas da gestão Oliveira, ainda segundo avaliação interna.

    Como o time tem atletas experientes e com liderança, como Fernando Prass, Edu Dracena, Zé Roberto e Alecsandro, o treinador teria perdido o comando.

    Técnicos da era Paulo Nobre - Cinco treinadores desde janeiro de 2013

    Na derrota para o Nacional 2 a 1), na quarta (10), que resultou na queda de Oliveira, Prass chegou a dar orientação tática ao auxiliar técnico Tico dos Santos, que ficou no banco porque o treinador estava suspenso.

    A ideia era ter demitido Oliveira depois da vitória sobre o Rosario Central (2 a 0), na quinta passada (3), após mais uma péssima atuação, mas a avaliação final foi que pegaria mal uma demissão depois de vitória. Também foi levada em conta uma possível dificuldade financeira para ter Cuca, nome mais viável no mercado, o que deu sobrevida a Oliveira.

    Um dos pontos negativos para a diretoria para trazer Cuca, além do fato de ser caro, é que ele tem fama de perder o vestiário a longo prazo, desgastando sua relação com o elenco. Na visão do comando do clube, porém, Cuca resolveria a curto o prazo o atual problema palmeirense, que é se classificar na Libertadores e tentar o título.

    O presidente, Paulo Nobre, se encantou com o português Sérgio Vieira na derrota palmeirense para a Ferroviária (2 a 1), no dia 27 de fevereiro. Mas, a decisão é de Alexandre Mattos, que avalia que Vieira não teria peso para levar um elenco como o do Palmeiras. Há dúvidas também se um começo ruim dele seria relevado, diferentemente de Cuca, que teve história no Palmeiras como jogador e tem mais "nome".

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024