• Esporte

    Monday, 20-May-2024 19:08:48 -03

    Depoimento

    Sou Flu em SP: Hoje, enfim, posso sair de casa com minha camisa tricolor

    FRED BOTELHO
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    20/03/2016 02h00

    Sou de uma família toda tricolor. Exatamente há 39 anos, na adolescência, fui arrancado do útero tricolor carioca: as Laranjeiras.

    Em 1977, tive que me mudar para São Paulo, onde nunca havia estado antes. Quando cheguei, não vi montanhas, não vi praias e, o pior, não vi o Maracanã.

    Tive que me acostumar a não ter mais ao meu lado amigos tricolores e nem ver mais ninguém nas ruas com a camisa do Flu.

    Uniformes do São Paulo, Palmeiras, Corinthians eram imagens que nada me diziam. Nunca tive e nem tenho qualquer predileção por algum time paulista, só os respeito.

    Compreendi e aceitei minha condição de exilado tricolor das Laranjeiras.

    Tinha saudades de ser protagonista nos estádios. Em São Paulo, os piores lugares são reservados aos visitantes.

    Rafael Andrade - 05.dez.2010/Folhapress
    ORG XMIT: 341301_0.tif RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 05-12-2010: Futebol - Campeonato Brasileiro, 2010: Fluminense 1 x 0 Guarani: a torcida do Fluminense comemora em partida contra o Guarani, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2010, no estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro. (Foto: Rafael Andrade/Folhapress, 1578, ESPORTE)
    Torcida do Fluminense comemora a conquista do Brasileiro de 2010

    Vi mais a piscina do clube do Palmeiras do que o próprio campo no velho Palestra Itália, me habituei a esconder a camisa do Flu na mochila e a esperar até uma hora e meia para sair do estádio.

    Mas a cidade me acolheu bem profissionalmente. Ao longo de 28 anos, me tornei empresário de uma bem-sucedida empresa, a 2001, que foi um marco na cultura cinematográfica paulista.

    Meu filho Leonardo nasceu em São Paulo quando o tricolor estava na terceira divisão, o que não o impediu de se tornar um torcedor fanático.

    Ser fluminense não é opção, está no DNA.

    Neste domingo (20), tem Fla-Flu no Pacaembu. Somos, enfim, os protagonistas do estádio. Posso sair de casa com minha camisa e minha bandeira do Fluminense.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024