• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 20:31:56 -03

    Presidente da Fifa, Infantino visita América do Sul na próxima semana

    DA FRANCE PRESSE

    21/03/2016 20h38

    Bern Feil - 26.fev.2016/Brazil Photo Press/Folhapress
    O suíço Gianni Infantino discursa após vencer a eleição para a presidência da Fifa
    O suíço Gianni Infantino discursa após vencer a eleição para a presidência da Fifa

    O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, escolheu à América do Sul como destino de sua primeira viagem oficial após ter assumido o cargo, em fevereiro. Na próxima semana, o dirigente irá se reunir com a cúpula da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e com representantes das federações nacionais do continente.

    Infantino visitará a sede da Conmebol em Assunção em 28 de março. Depois disso, ele deve passar por Uruguai, Bolívia e Colômbia, de onde retorna para a Europa no dia 31.

    Menor associação continental, a Conmebol tem apenas dez países-membros e votou em bloco no suíço na eleição que elegeu o substituto de Joseph Blatter, que não resistiu às denúncias de corrupção na Fifa.

    Ao lado da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe), a América do Sul foi bastante afetada pelo escândalo.

    Os três antecessores do atual presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, foram indiciados pelas autoridades norte-americanas. Além disso, todos que ocupavam a presidência das associações nacionais até 2013 deixaram seus cargos, a maioria implicada em suspeitas de receberam subornos na negociação de contratos de direitos de televisão.

    Além de conversar com autoridades do futebol, Infantino se encontrará com os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e da Colômbia, Juan Manuel Santos. Em Bogotá, ele também deve conceder uma entrevista coletiva.

    JOGO

    No início de março, o mandatário da Fifa expressou ao presidente da federação boliviana, Rolando López, o desejo de jogar uma partida de futebol com o, Evo Morales, presidente do país e famoso entusiasta do esporte.

    "Presidente Morales. Me comprometo com Rolando a visitar a Bolívia e disputar uma partida com vocês. Um abraço, Gianni", escreveu Infantino em nota enviada à federação do país.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024