• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 13:19:33 -03
    Copa do Mundo 2018

    Duelo pelas eliminatórias da Copa põe à prova Neymar e Suárez no Recife

    MARCEL RIZZO
    ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

    25/03/2016 02h00

    Andre Penner/Associated Press
    Neymar durante entrevista na véspera do jogo entre Brasil x Uruguai
    Neymar durante entrevista na véspera do jogo entre Brasil x Uruguai

    Colegas no Barcelona, Luis Suárez e Neymar fizeram uma aposta para o jogo desta sexta-feira (25), às 21h45, entre Brasil e Uruguai, na Arena Pernambuco, na região metropolitana do Recife.

    O perdedor pagará um hambúrguer para o rival. Para as duas estrelas, o jogo vale bem mais do que os três pontos nas eliminatórias da Copa de 2018 e o sanduíche.

    Ambos tentam mostrar que podem ser eficientes por seus países em jogos oficiais, não apenas em amistosos. Mais: precisam mostrar frieza em momentos decisivos.

    A média de gols dos atacantes é superior em partidas amigáveis do que naquelas que valem pontos. Em torneios oficiais, eles mostraram certo destempero, o que rendeu suspensões e desfalques para suas seleções.
    Os dois ficaram fora de suas equipes em confrontos que valiam pontos após atos de por indisciplina.

    Neymar foi suspenso por quatro jogos por ofender o árbitro chileno Enrique Osses, na partida contra a Colômbia, pela Copa América de 2015.

    Já Suárez teve mais tempo para refletir: pela mordida no italiano Chiellini, na Copa-2014, pegou gancho de quatro meses (não podia nem treinar) e de nove jogos oficiais da seleção uruguaia –o confronto desta noite é a estreia dele nas eliminatórias.

    "Estou há semanas trabalhando para conduzir a ansiedade e o nervosismo. Sei que é especial porque muito tempo passou, mas me sinto apenas mais um jogador que vem dar o melhor de si", disse Suárez.

    "Nunca tive facilidade em minha vida nunca tive, seja pessoal ou profissional. Amistoso ou não, ninguém gosta de perder, então a marcação é sempre forte sobre mim", disse Neymar.

    O uruguaio, 29 anos, tem 82 jogos pelo time A do Uruguai. Neymar, mais novo, 24, atuou 69 vezes pelo Brasil principal. E os dois têm marcas expressivas por suas seleções: Suárez, com 44 gols, é o maior goleador da história do país duas vezes campeão mundial (1930 e 1950).

    Neymar, com 46, é o quinto artilheiro do Brasil pentacampeão, atrás de Pelé (95), Zico (66), Ronaldo (62) e Romário (55). O brasileiro ainda não marcou nestas eliminatórias, em duas partidas.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024