• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 10:59:48 -03

    Campeonato Paulista

    Cuca deve repetir Rafael Marques como 'falso 9' contra o Água Santa

    DE SÃO PAULO

    27/03/2016 02h00

    Julia Chequer/Folhapress
    Rafael Marques lamenta chance de gol perdida na partida entre Palmeiras e Linense pelo Campeonato Paulista, no Allianz Parque
    Rafael Marques lamenta chance de gol perdida na partida entre Palmeiras e Linense pelo Paulista

    Para a partida contra o Água Santa neste domingo (27), em Presidente Prudente, o Palmeiras não poderá contar com seus três centroavantes de ofício. Alecsandro recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Red Bull Brasil na quinta (24) e está suspenso; Lucas Barrios está a serviço da seleção paraguaia em partidas das eliminatórias da Copa de 2018; e o argentino Cristaldo, que se recuperava de lesão, sofreu pancada no quadril em jogo-treino nesta sexta e será desfalque.

    Dessa forma, Cuca deve repetir o experimento contra o Red Bull e escalar Rafael Marques como "falso 9" no ataque palmeirense.

    Em entrevistas no passado, o atacante disse não gostar de jogar como centroavante fixo, a despeito de ser alto e ter bom domínio de bola. No entanto, como ficou claro contra o Red Bull, a proposta de Cuca é a de que Rafael Marques também saia da área para iniciar jogadas e fazer cruzamentos para jogadores que vêm de trás -caso dos volantes e meias mais ofensivos que o técnico tem escalado, Arouca, Jean e Robinho.

    Na partida de quinta (24), a despeito da derrota, ele conseguiu dar mais dinâmica ao ataque palmeirense no primeiro tempo. No segundo tempo, ele foi passado para a posição na qual vinha atuado, pelas pontas.

    Ele passou tanto tempo na entrada da grande área como na pequena área, este espaço ao qual costumam se restringir mais os centroavantes tradicionais -caso de Barrios, por exemplo, que é menos móvel.

    Ao longo da partida, ele arriscou cinco finalizações, três delas acertadas. Trata-se de número expressivo, levando-se em conta que em nenhum outro jogo no torneio os centroavantes conseguiram tal marca -Alecsandro não passou de três, assim como Barrios; Cristaldo nunca finalizou mais de duas vezes por jogo.

    Além disso, deu 32 passes, número muito superior à média de passes dos demais centroavantes do time. Os números são do Footstats.

    No ataque, Rafael Marques deve ter a companhia de Erik e Allione contra o Água Santa, já que Gabriel Jesus foi convocado para a seleção olímpica e Dudu sofreu lesão muscular ante o Red Bull.

    Outros desfalque é o zagueiro Vitor Hugo, que bateu a cabeça no último jogo. Em seu lugar, deve atuar Roger Carvalho.

    O Palmeiras é o único time grande que não lidera seu grupo -está atrás do Ituano (18), com 15 pontos.

    Nesta sexta (25), o Água Santa demitiu o técnico Márcio Ribeiro, e em seguida anunciou Márcio Bittencourt como ocupante do cargo. Neste domingo (27), ele dirigirá a equipe contra o Palmeiras.

    *

    ÁGUA SANTA
    Dheimison; Cleber, Gustavo, Eli Sábia e D. Tarracha; Augusto, S. Manoel, Éder Loko e Tchô; R. Martins e Everaldo. Técnico: M. Bittencourt

    PALMEIRAS
    Prass; Lucas, R. Carvalho, E. Dracena e Egídio; Arouca, Jean e Robinho; Allione, Erik e Rafael Marques. Técnico: Cuca

    Estádio: Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP)
    Árbitro: Leandro Marinho
    TV: 16h, Band e Globo (para SP)

    Tabela e resultados do Campeonato Paulista 2016

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024