• Esporte

    Wednesday, 08-May-2024 17:02:49 -03

    Campeonato Paulista

    Palmeiras ameniza crise, vence a primeira com Cuca e rebaixa Rio Claro

    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    31/03/2016 22h25 - Atualizado às 00h01

    Ufa. Talvez a interjeição seja a palavra mais adequada para expressar o alívio de que foram tomados os palmeirenses com o apito que decretou a vitória do time por 3 a 0 contra o Rio Claro nesta quinta-feira (31), no Pacaembu.

    Em si mesma, a vitória contra o primeiro rebaixado do Paulista significaria pouco.

    Porém, o triunfo significou o fim da série de quatro derrotas, a eliminação quase definitiva das possibilidades de rebaixamento, a volta para a zona de classificação do Paulista e, talvez mais importante que tudo, a apresentação de volume de jogo e alguma diminuição da pressão que tem atrapalhado em campo.

    Palmeiras x Rio Claro

    Cuca tem usado os jogos para conhecer o elenco e montar sua equipe titular, e alguns atletas têm aproveitado para tomar a vaga cativa que outros tinham com o antecessor, Marcelo Oliveira.

    Os laterais Jean e Egídio, o zagueiro Thiago Martins e o centroavante Alecsandro têm cavado espaço com Cuca.

    Autor de dois gols em cinco jogos com o treinador, Alecsandro foi o responsável por quebrar a atmosfera tensa que começava a tomar o estádio.

    Proibidos de entrar em estádios com adereços após punição da Federação Paulista de Futebol relativa à invasão do centro de treinamento do Palmeiras no sábado (26), membros da Mancha Alvi Verde fizeram silêncio em boa parte do jogo. O alvo foi o presidente Paulo Nobre, visto como responsável pela pena.

    Em campo, desde o início o Palmeiras encurralou o rival. Nos primeiros dez minutos, foram cinco finalizações.

    O time tinha boa saída pelas laterais com Jean e Egídio, que tem renascido após temporada pífia. No entanto, o grande volume de jogo no primeiro tempo demorou a se transformar em gols, e o barulho dos torcedores "comuns" começou a se transformar em sonoras vaias.

    Alecsandro abriu o placar de cabeça após cobrança de escanteio, para que então todos os palmeirenses presentes vibrassem juntos.

    No segundo tempo, Gabriel Jesus -que chegou a desmaiar após levar cabeçada na nuca, mas voltou a campo em seguida- explicaria com os pés de que forma a tranquilidade pode ajudar. Ele driblou três jogadores do Rio Claro e ampliou o placar com chute colocado no canto de Lucas.

    Ele e Alecsandro são os artilheiros do time na temporada, com seis gols cada um.

    No fim, Rafael Marques desviou de cabeça para dar números finais à partida.

    O Palmeiras passou à segunda posição do Grupo B, um ponto atrás do Ituano, que tem 19. No domingo (3), o rival será o Corinthians.

    O Rio Claro, com o revés, é o primeiro time rebaixado.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024