• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 10:28:54 -03

    Campeonato Paulista

    Por votação de impeachment, Globo pede antecipação de jogos para sábado

    CAMILA MATTOSO
    DE SÃO PAULO

    11/04/2016 19h37 - Atualizado às 22h30

    É bastante provável que o domingo (17) não tenha o tradicional futebol dos times brasileiros na TV aberta.

    Ainda não há um desfecho em meio a conversas que envolvem a TV Globo, os clubes, as federações estaduais e a Polícia Militar.

    Mas o desejo da emissora –dona dos direitos de transmissão dos Estaduais mais importantes do país, como o Paulista, o que lhe confere bastante peso na mesa de negociações– é transferir as partidas que ela exibiria e que estavam previstas para domingo (17) para sábado (16).

    O objetivo é abrir mais espaço na programação para a cobertura da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, que deve ter início na sexta-feira (15) e se estender até domingo (17).

    O pedido diz respeito só aos jogos que estão na grade da Globo. Ou seja, as partidas exibidas pelos canais SporTV e as vendidas pelo pay-per-view não devem ter alterações.

    Camila Mattoso/Folhapress
    Dirigentes participam de reunião na sede da Federação Paulista de Futebol
    Dirigentes participam de reunião na sede da Federação Paulista de Futebol

    Nesse objetivo, a Globo tem o apoio da Polícia Militar de São Paulo. Mas há diferenças entre as posições.

    A emissora pretende que os jogos a serem transmitidos por ela sejam antecipados.

    Já a PM paulista quer que todas as partidas do Estadual aconteçam em outra data, o que permitiria aos policiais se concentrar no acompanhamento das manifestações populares pela cidade.

    INDEFINIÇÃO

    Na manhã desta segunda-feira (11), uma reunião de quase duas horas com participação de clubes, Federação Paulista de Futebol (FPF) e Polícia Militar sobre o calendário das quartas do Paulista terminou inconclusa.

    Inicialmente, foram acertados horários e datas para os quatro jogos que decidirão as vagas das semifinais. Mas a Secretaria de Segurança Pública informou que não há condições para que uma partida aconteça na capital às 16h do domingo (17).

    Pela programação prévia da FPF, os confrontos tinham sido definidos do seguinte modo: Santos x São Bento às 18h30 do sábado (16); no domingo (17), Corinthians x Red Bull às 16h e Audax x São Paulo às 18h30; e Palmeiras x São Bernardo às 21h da segunda (18).

    "A Polícia Militar entrou em contato com a Federação Paulista de Futebol e a Secretaria de Segurança Pública com o Ministério Público de São Paulo para informar que não há condições de ser realizado um jogo na capital, no domingo (17), às 16h", informou o governo estadual à reportagem, por volta das 18h35 desta segunda (11).

    Durante a reunião da manhã na FPF, contudo, representantes da polícia não apresentaram restrições a partidas no domingo, embora a PM já tivesse feito um pedido informal para que não fossem agendadas partidas nesse dia por causa das prováveis manifestações políticas.

    A federação diz que ainda não foi informada.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024