• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 10:12:57 -03

    Favorito ao ouro nos Jogos do Rio, Djokovic vence o Laureus pela 3ª vez

    TIAGO RIBAS
    ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

    18/04/2016 16h40

    O sérvio Novak Djokovic, um dos favoritos para a conquista da medalha de ouro no torneio de tênis na Olimpíada do Rio, venceu pela terceira vez o Prêmio Laureus de melhor esportista do ano.

    O tenista, ganhador de três dos quatro Grand Slams de 2015 (Aberto da Austrália, Wimbledon e Aberto dos EUA ), repetiu o sucesso do ano passado na premiação e deixou para trás esportistas como Messi, Usain Bolt e Lewis Hamilton.

    "Estou muito orgulhoso por receber esse prêmio, mas isso não seria possível sem a ajuda de toda a minha equipe, que trabalha comigo diariamente e sacrifica até suas vidas com a família", afirmou durante a entrega, em Berlim, na Alemanha, nesta segunda-feira (18).

    O primeiro prêmio Laureus de Djokovic também foi conquistado em um ano olímpico. Assim como neste ano, em 2012 ele dominava o circuito mundial e havia ganho três Slams na temporada anterior.

    Apesar disso, Djokovic não conseguiu repetir o sucesso nos Jogos de Londres. Ele caiu na semifinal para Andy Murray –que viria a ficar com a medalha de ouro– e foi derrotado na disputa do bronze pelo argentino Juan Martin del Potro.

    Além de ter conquistado três Grand Slams, Djokovic também foi eleito pelos membros da academia Laureus, formada por atletas e ex-atletas de destaque internacional, por, em 2015, ter se tornado o primeiro tenista a vencer no mesmo ano seis torneios Masters 1.000 –que só perdem em importância para os Slams– e por ter chegado à final de Roland Garros (perdeu o título para o suíço Stan Wawrinka ).

    Além de Djokovic, Messi, Bolt e Hamilton, também foram finalistas do prêmio o jogador americano de basquete Stephen Curry, do Golden State Warriors, e o golfista americano Jordan Spieth (este último premiado na categoria revelação).

    "É uma honra estar ao lado de grandes atletas como os que estão aqui. Depois do que eu vi hoje nessa cerimônia, dedico esse premio a duas pessoas, por seus legados e por tudo o que elas representam: Niki Lauda e Johan Cruyff", disse.

    A premiação feminina também ficou com uma tenista. A americana Serena Williams, outra que conquistou três Grand Slams em 2015 (Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon), levou o troféu Laureus pela quarta vez –havia vencido a categoria principal em 2003 e 2007 e ganhado o prêmio pelo retorno do ano, também em 2007.

    Ela bateu a fundista etíope Genzebe Dibaba, a esquiadora austríaca Anna Fenninger, a velocista jamaicana Shelly-Ann Frser-Pryce, a nadadora americana Katie Ledecky e a jogadora de futebol dos EUA Carli Lloyd.

    PRÊMIO BRASILEIRO

    O Brasil saiu vencedor na premiação na categoria de melhor para-atleta de 2015, com Daniel Dias, maior vencedor do Mundial Paraolímpico de natação do ano passado com sete medalhas de ouro e uma de prata.

    "É uma grande honra para mim ganhar esse prêmio pela terceira vez. Quero agradecer a Deus e à academia por mais essa conquista", afirmou o brasileiro em vídeo gravado para a premiação –ele não compareceu à cerimônia devido aos seus treinos para seletiva paraolímpica do Brasil.

    Outros dois brasileiros concorriam ao troféu Laureus. O skatista Bob Burnquist e o surfista Adriano de Souza foram batidos pelo triatleta do Ironman Jan Frodeno, da Alemanha, no prêmio para o melhor atleta de esportes de ação.

    Confira abaixo os vencedores em todas as categorias:

    Melhor atleta masculino: Novak Djokovic (Sérvia)
    Melhor atleta feminina: Serena Williams (EUA)
    Melhor time: All Blacks (seleção de rúgbi da Nova Zelândia)
    Atleta revelação: Jordan Spieth (EUA)
    Melhor recuperação: Dan Carter (Nova Zelândia)
    Melhor para-atleta: Daniel Dias (Brasil)
    Melhor atleta de esportes de ação: Jan Frodeno (Alemanha)
    Prêmio especial por espírito esportivo: Johan Cruyff (Holanda) - prêmio póstumo
    Prêmio especial pela carreira: Niki Lauda (Áustria)
    Prêmio especial esporte para o bem: Projeto "Moving the Goalposts" (Quênia)

    O repórter TIAGO RIBAS viajou a convite do Laureus.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024