• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 07:13:24 -03

    Copa Libertadores

    São Paulo e mais 8 brigam por 5 vagas na última rodada da Libertadores

    DE SÃO PAULO

    19/04/2016 13h42

    A sexta e última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América começa nesta terça-feira (19) com dez times na briga pelas últimas cinco vagas para as oitavas de final.

    O Grupo 1 é o mais embolado e o único que ainda não tem nenhuma das equipes garantidas na próxima fase do torneio sul-americano. River Plate, São Paulo e The Strongest brigam por duas vagas.

    Com oito pontos e na liderança da chave —possui melhor saldo de gols que a equipe brasileira—, o River Plate está muito próximo de obter a classificação. Adversário do já eliminado Trujillanos nesta última rodada, o time argentino precisa apenas de um empate para se classificar.

    A equipe de D'Alessandro consegue avançar até em caso de derrota, mas aí dependeria do saldo de gols, que hoje é bem superior aos rivais.

    O São Paulo precisa empatar contra o The Strongest na Bolívia. Já o The Strongest avança com uma vitória simples.

    O Grupo 3 é outro que está indefinido. Com nove pontos, o Boca Juniors já está classificado. A outra vaga está sendo disputada pelo também argentino Racing e o Bolívar, que se enfrentam na Bolívia.

    Com oito pontos, o Racing joga por um empate, enquanto o Bolívar necessita vencer por dois gols de diferença.

    O Grupo 4 já tem o colombiano Atlético Nacional classificado e com a primeira colocação assegurada. O time é o único com 100% de aproveitamento na competição. A segunda vaga está sendo disputada pelo argentino Huracán e o peruano Sporting Cristal.

    Com sete pontos e na vice-liderança da chave, o Huracán precisa de um empate contra o Atlético Nacional fora de casa. Já Sporting Cristal necessita vencer o Peñarol fora de casa, torcer por uma derrota do Huracán e ainda diminuir a vantagem no saldo de gols (0 contra -5).

    No Grupo 8, o Corinthians obteve a classificação por antecipação. A segunda vaga será disputada entre Santa Fe (COL) e Cerro Porteño (PAR). A equipe colombiana joga por um empate.

    Outras quatro chaves já estão definidas. Rosario-ARG e Nacional (URU) se classificaram no Grupo 2, enquanto Atlético-MG e Independiente del Valle avançaram no Grupo 5. Toluca e Grêmio foram os classificados do Grupo 6, e Pumas e Táchira garantiram a classificação no Grupo 7.

    NA LIDERANÇA

    Atlético-MG, Corinthians e Grêmio são os brasileiros classificados para as oitavas de final.

    O time mineiro, que já encerrou sua participação na fase de grupos, avançou na primeira colocação da chave 5.

    Líder do Grupo 8, o Corinthians necessita vencer o Cobresal na quarta-feira, em casa, para garantir a primeira posição sem depender de outro resultado.

    Já o Grêmio obteve a vaga nas oitavas de final na segunda colocação do Grupo C. Mesmo faltando uma rodada –recebe o Toluca nesta terça-feira—, o time gaúcho não consegue mais terminar na liderança.

    Se perder, corre o risco de classificar como o pior segundo. Assim, enfrentaria na próxima fase o time de melhor campanha.

    O São Paulo ainda tem chance de avançar em primeiro, mas precisa ganhar do The Strongest e torcer por um tropeço do River Plate.

    O Palmeiras, que já encerrou sua participação, é o único brasileiro que ficou pelo caminho até o momento.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024