• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 21:42:12 -03

    Copa Libertadores

    São Paulo terá que optar por goleiro inexperiente ou que volta de cirurgia

    ADRIANO MANEO
    DE SÃO PAULO

    23/04/2016 02h00

    Divulgação/saopaulofc.net
    O goleiro Renan Ribeiro durante treino do São Paulo
    O goleiro Renan Ribeiro durante treino do São Paulo

    Em um dos jogos mais importantes do ano, o técnico do São Paulo, Edgardo Bauza, terá que fazer uma escolha difícil para decidir o substituto do goleiro Denis, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, na quinta-feira (28), contra o Toluca (MEX), no Morumbi.

    Com a expulsão do goleiro titular contra o The Strongest (BOL) na quinta (21), o São Paulo pode se ver obrigado a colocar um goleiro com experiência profissional de apenas um jogo e meio, um que retorna de cirurgia, ou outro de apenas 18 anos de idade.

    Desde o primeiro jogo contra o River Plate (ARG), no dia 10 de março, o reserva tem sido o desconhecido Leo, 25. O goleiro começou nas categorias de base do São Paulo, em 2004, e foi para o time principal em 2008.

    Apesar disso, sua experiência é pouca. Como profissional, fez apenas um jogo e meio: um amistoso pelo São Paulo contra o Londrina, em 2013, e meio jogo quando esteve emprestado para o Linense, em 2014.

    A inexperiência fica evidente no perfil do goleiro, disponibilizado no site do clube. Com poucos feitos na carreira, a descrição dá bastante destaque a aspectos extracampo de Leo.

    "Menos eletrônico que os companheiros, gosta de soltar pipas. Além disso, seu prato preferido é camarão na moranga", diz o texto, que também fala das passagens do goleiro pela seleção de base.

    A condição de Leo como reserva imediato de Denis só surgiu por causa de um problema médico de Renan Ribeiro, 26, que teve uma apendicite no começo de março e passou por cirurgia.

    Afastado dos treinos com o restante do elenco desde então, Renan, que chegou ao clube em 2013, concluiu sua recuperação e já treina com o grupo neste fim de semana.

    MELHOR ESCOLHA

    Para Haroldo Lamounier, treinador de goleiros da equipe principal do São Paulo até a última temporada, Renan é a melhor escolha.

    "É atleta experiente, já jogou pelo Atlético-MG, pela seleção [de base]. Pelo currículo, eu apostaria nele".

    O goleiro estreou no time mineiro em 2010 e revezou na posição de titular até 2012, quando Victor foi contratado. Foram 66 jogos pelo Atlético-MG e agora 11 no São Paulo.

    Sem ritmo devido à cirurgia, Renan terá poucos dias para mostrar a Bauza que pode substituir Denis e até assumir a titularidade. Segundo Lamounier, a ideia para este ano era promover a disputa entre Denis e ele.

    Para o ex-goleiro Waldir Peres, ídolo são-paulino, a situação é favorável a Renan.

    "O Denis pode ser um grande goleiro, mas foi desclassificado do Paulista. Não foi culpa dele, mas pesa", diz. "No jogo contra o Strongest, faltou experiência na expulsão dele. Aí atrapalha o São Paulo e a própria carreira".

    "Esse é o momento em que não se pode errar, porque as coisas se complicam e torcida e diretoria reclamam. Vai acabar trocando de goleiro".

    Segundo Luiz Cunha, diretor de futebol do clube, isso não deve acontecer. De acordo com o dirigente, a diretoria está tentando a renovação do contrato de Denis, que se encerra em agosto deste ano.

    "Essa é a intenção e há negociações em andamento".

    A terceira opção de Bauza é zebra na disputa. Lucas Perri, 18, é destaque da base são-paulina. Titular na Copa São Paulo e no título da Libertadores sub-20 deste ano, o goleiro tem feito bons treinamentos com o time principal.

    "Esse garoto terminou muito bem a temporada. Das férias passou direto para o profissional", conta Lamounier, que agora está nas equipes de base do São Paulo.

    A possibilidade é remota, mas Waldir Peres lembra que assumiu sua vaga no São Paulo com apenas 21 anos e aproveita para dar uma dica.

    "Dependendo da capacidade, da moral e da personalidade do jogador, ele supera essas condições. Oportunidade aparece para todo mundo. Só depende do próprio jogador", afirma o ex-goleiro.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024