• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 17:55:01 -03

    Copa Libertadores

    Contra Atlético-MG, São Paulo terá que se superar em mata-matas brasileiros

    DE SÃO PAULO

    05/05/2016 06h00 - Atualizado às 16h52
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Douglas Magno - 8.mai.2013/AFP
    Jô comemora gol em jogo que eliminou o São Paulo da Libertadores em 2013
    Jô comemora gol em jogo que eliminou o São Paulo da Libertadores em 2013

    Para eliminar o Atlético-MG nas quartas de final da Libertadores, o São Paulo terá que superar uma de suas maiores dificuldades na competição continental: confrontos brasileiros na fase de mata-mata.

    Desde 2006, quando bateu o Palmeiras nas oitavas de final do torneio, a equipe tricolor eliminou apenas um time brasileiro em oito oportunidades.

    O primeiro tropeço foi na final de 2006, contra o Inter, quando o São Paulo perdeu por 2 a 1 no Morumbi e empatou em 2 a 2 no Beira-Rio, em Porto Alegre.

    No ano seguinte, o time teve outro gaúcho no caminho. Nas oitavas de final, o São Paulo enfrentou o Grêmio, venceu por 1 a 0 no Morumbi, mas, no Olímpico, perdeu por 2 a 0 e foi eliminado.

    Em 2008, o algoz foi o Fluminense, que perderia a final para a LDU do técnico Edgardo Bauza. O confronto foi nas quartas de final, e o São Paulo venceu a primeira partida, no Morumbi, por 1 a 0.

    No jogo de volta, a partida caminhava para uma derrota por 2 a 1, que ainda assim daria a classificação ao time paulista. Um gol de Washington nos acréscimos, porém, sacramentou a eliminação do São Paulo.

    Em 2009, foi iniciada uma sequência de duelos contra times mineiros. Naquele ano, o Cruzeiro tirou o time tricolor nas quartas de final com autoridade. Foram duas vitórias: 2 a 1 no Mineirão e 2 a 0 no Morumbi, calando os mais de 50 mil torcedores presentes.

    No ano seguinte, novamente nas quartas de final, o adversário foi o Cruzeiro. Na revanche, o São Paulo deu o troco e venceu as duas partidas por 2 a 0, eliminando o time mineiro.

    No entanto, nas semifinais, o clube tricolor reencontraria o Inter e seria eliminado por causa do gol sofrido no Morumbi. Após perder no Beira-Rio por 1 a 0, o time conseguiu vencer por 2 a 1 no Morumbi, mas foi eliminado.

    Em 2015, Cruzeiro e São Paulo voltaram a se enfrentar, dessa vez nas oitavas de final. E o resultado final foi desfavorável para o time tricolor. Decisão nos pênaltis e mais uma eliminação no histórico.

    A queda mais traumática, porém, aconteceu justamente contra o Atlético-MG. Em 2013, o São Paulo foi derrotado nos dois jogos das oitavas de final. No primeiro, 2 a 1 de virada em pleno Morumbi; no segundo, uma goleada por 4 a 1, no Independência.

    Naquele ano, o time que tinha Ronaldinho Gaúcho viria a conquistar o título inédito.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024