• Esporte

    Thursday, 18-Apr-2024 03:01:24 -03

    Vídeo com 'merchan' em grito de torcida gera polêmica no Corinthians

    CAMILA MATTOSO
    DE SÃO PAULO

    10/05/2016 17h19

    Um vídeo publicitário acabou virando polêmica no Corinthians.

    A ação foi feita pela agência DM9, da qual o ex-diretor de Marketing do alvinegro, Marcelo Passos, é vice-presidente.

    O time do Parque São Jorge ganhou R$ 100 mil por ter permitido a gravação.

    A campanha, criada para concorrer a prêmios no Festival de Cannes, era a seguinte: fazer a torcida gritar o nome de marcas durante um jogo em Itaquera.

    Se o barulho chegasse a uma marca específica de decibéis, o clube seria remunerado.

    A ação não aconteceu de fato, mas o vídeo foi publicado pela agência, que depois o retirou do ar. Torcedores criticaram a ação em redes sociais (veja abaixo).

    A agência comprou ingressos para cerca de 300 figurantes atuarem no comercial, durante a partida contra o Novorizontino, no Campeonato Paulista.

    O restante da torcida, que poderia ter se empolgado com os atores, não embarcou e os gritos acabaram não atingindo a nenhuma marca no audímetro.

    Mesmo assim, a agência fez um vídeo, em inglês, e colocou no Youtube, contando toda a história da campanha, como se ela tivesse acontecido e dado certo.

    Alguns sites estrangeiros chegaram até a reproduzir, como se os corintianos tivessem cantado o nome de patrocinadores durante uma partida.

    Nas redes sociais, a filmagem pegou mal entre os torcedores. Por isso, o clube e a agência decidiram tirar a peça do ar.

    A prática, de criar campanhas que não tenham acontecido de fato, é comum no mercado publicitário, conhecida como "ações fantasma".

    Quase todo ano, alguma desse tipo leva algum prêmio em Cannes, o principal festival do segmento. Há, porém, certos critérios: que ela tenha sido veiculada um número de vezes específico, tanto na TV quanto na internet, por exemplo. É recorrente também a cassação de ações, quando se descobre que elas não "existiram" de fato.

    A versão de pessoas que participaram da elaboração da campanha é de que ela foi criada como uma forma de gerar mais recursos para o Corinthians.

    Se desse certo, segundo essa versão, o clube poderia levar cerca de R$ 3,5 milhões ao ano, considerando que Itaquera recebe 35 jogos em média anualmente.

    Do lado do clube, porém, há contestação dessa versão: dizem que o objetivo sempre foi a busca por prêmios em Cannes e que embora tenha sido autorizada a gravação, o vídeo gerado ao final não foi em nenhum momento aprovado e que não deveria ter sido divulgado.

    Procurados, Corinthians e DM9 disseram que não vão comentar o assunto.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024