• Esporte

    Wednesday, 26-Jun-2024 06:51:20 -03

    Campeonato Brasileiro 2016 - Série A

    Técnico que treinou Cristiano Ronaldo terá ataque problemático no Cruzeiro

    DE SÃO PAULO

    17/05/2016 12h00

    Bruno Pires - 14.nov.2011/AFP
    O técnico Paulo Bento (esq.) observa o atacante Cristiano Ronaldo durante um treino de Portugal, em 2011
    O técnico Paulo Bento (esq.) observa Cristiano Ronaldo durante um treino de Portugal, em 2011

    Apresentado nesta segunda-feira (16) como novo técnico do Cruzeiro, Paulo Bento terá que se acostumar com uma nova realidade. Durante quatro anos, de 2010 a 2014, o português esteve à frente da sua seleção nacional e tinha como principal jogador o atacante Cristiano Ronaldo.

    Em Minas, Bento chega com a missão de tentar resolver um problema no time, um ataque ineficiente. Rafael Silva, Judivam, Willian e Douglas Coutinho são as opções do treinador.

    Juntos, os atacantes fizeram 9 gols nos 20 jogos oficiais que a equipe mineira disputou no ano. Ao todo o time fez 29.

    A média dos quatro é de 0,45 gols por jogo.

    Rafael Silva, o atacante mais efetivo no clube de Minas Gerais fez cinco gols em 14 jogos. Uma média de 0,35 por partida. Douglas Coutinho vem logo atrás, com três gols em 10 jogos (0,3 por jogo). Já Wiliian, um dos destaques do time no ano passado, vem mal nesta temporada. Em 9 jogos o jogador fez apenas um gol (0,11 por duelo).

    Em sua primeira coletiva de imprensa à frente do clube, o primeiro fora de seu país natal, Bento elogiou os jogadores do Brasil.

    "Tive a oportunidade de treinar jogadores brasileiros em Portugal. Eles tiveram rendimento extremamente louvável", afirmou. "Os brasileiros jamais perderão a capacidade técnica que têm. O que temos que fazer é aproveitar essa boa capacidade técnica numa boa organização tática", completou.

    O português acompanhou o treino da equipe na segunda e teve uma conversa com todo o elenco.

    CARREIRA

    Nascido em Lisboa, Paulo Bento dirigiu a seleção de seu país na última Copa do Mundo, em 2014. Desde então, Bento não assumiu mais nenhuma equipe. A sua única experiência com clube foi entre 2005 e 2009, quando dirigiu o Sporting.

    Como jogador passou por diversos time de Portugal, entre eles o Benfica, e disputou 35 jogos pela seleção de seu país.

    Paulo Bento chega ao Cruzeiro para substituir Deivid. O ex-jogador e agora técnico foi eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro e acabou sendo demitido do cargo.

    Com o português, a primeira divisão do Campeonato Brasileiro terá três treinadores estrangeiros. O argentino Edgardo Bauza, do São Paulo, e o uruguaio Diego Aguirre, do Atlético-MG, completam a lista. Os dois sul-americanos disputam uma vaga na semifinal da Libertadores.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024