• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 01:28:38 -03

    Copa Libertadores

    Maioria que vence ida por 1 a 0 avança na Libertadores; menos o São Paulo

    DE SÃO PAULO

    18/05/2016 12h48

    A vitória sobre o Atlético-MG por 1 a 0, na última quarta-feira (11), no Morumbi, deu ao São Paulo a vantagem de jogar por um empate ou até por uma derrota por um gol de diferença desde que marque na casa do rival para avançar à semifinal na Taça Libertadores da América.

    A vantagem, porém, não tem sido favorável ao time paulista. Desde 2007, o clube tricolor esteve três vezes nessa situação e em nenhuma delas passou à fase seguinte.

    Nas oitavas de final, em 2007, contra o Grêmio, o time abriu 1 a 0 no Morumbi, mas, no Olímpico, levou a virada, perdeu por 2 a 0, e foi eliminado. O Grêmio chegaria à final naquele ano, mas perderia o título para o Boca Juniors (ARG) de Riquelme.

    Em 2008, o cenário se repetiu, dessa vez nas quartas de final, contra o Fluminense. O São Paulo abriu 1 a 0 no Morumbi, e, no Maracanã, estava se classificando com uma derrota por 2 a 1. Mas com um gol de Washington, nos acréscimos, o time paulista viu a vaga nas semifinais se esvair. E, assim como no ano anterior o Grêmio ficou com o vice-campeonato, o Fluminense seria derrotado na final pela LDU (EQU), de Edgardo Bauza.

    A terceira derrota do time com o 1 a 0 de vantagem aconteceu no ano passado, nas oitavas de final, contra o Cruzeiro. Após a vitória pelo placar mínimo no Morumbi, o resultado se repetiu em Belo Horizonte, levando a decisão para os pênaltis. O Cruzeiro passou, mas cairia na fase seguinte para o campeão River Plate (ARG).

    Se para o São Paulo o placar não representa muito, o retrospecto na Libertadores mostra que o resultado tem um histórico favorável.

    Nos últimos dez anos da competição, o placar de 1 a 0 no jogo de ida da fase mata-mata se repetiu em 25 ocasiões. E em 18 delas, ou 72% das vezes, a vantagem se traduziu em classificação.

    Quando a equipe vence o primeiro jogo pelo placar mínimo, o adversário é obrigado a vencer a partida de volta por no mínimo dois gols de diferença para garantir uma classificação sem disputa de pênaltis e, por causa da regra do gol fora de casa, qualquer gol marcado como visitante obriga o rival tem que fazer pelo menos três.

    O jogo entre Atlético-MG e São Paulo será realizado nesta quarta (18), às 21h45 (com Globo (para SP e MG), SporTV e Fox Sports).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024