• Esporte

    Friday, 19-Apr-2024 23:07:57 -03

    Copa do Brasil

    Fifa libera Brasil e mais cinco países para experiência com árbitro de vídeo

    RODRIGO MATTOS
    DO UOL

    02/06/2016 16h00

    A Fifa divulgou nesta quinta-feira (02) quais serão os primeiros países a contar com o recurso de árbitros assistentes por vídeo. São eles o Brasil, Austrália, Alemanha, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.

    De acordo com a entidade, os organizadores dos torneios já deverão começar as preparações para os primeiros testes que serão realizados. Inicialmente, estes testes serão feitos em simulações, chamadas de "offline", com eventuais testes em jogos ao vivo.

    No Brasil, a medida será válida para diversas competições que forem organizadas pela CBF, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Para as primeiras experiências, a entidade afirmou que contará com imagens da Rede Globo, emissora dona dos direitos de transmissão das competições nacionais.

    "Já conversamos com a Globo para ajustar as imagens e as câmeras", contou o diretor da Enaf (Escola Nacional de Arbitros), Manoel Serapião, que cuida do projeto de vídeo. "As imagens da Globo virão diretamente da equipe de filmagem, sem narração", completou Sergio Corrêa, presidente da comissão de arbitragem da CBF.

    A reunião entre CBF e Globo sobre o tema já ocorreu na última quarta-feira (1). Após utilizar nos testes 'offline', a intenção da entidade é usar o árbitro de vídeo já valendo no Brasileiro de 2017. Mas, para isso, a Fifa tem que autorizar após a fase de testes.

    Os torneios que também poderão utilizar o recurso pelo mundo serão: Hyundai A-League (Primeira divisão australiana), Campeonato Alemão, Campeonato Português (incluindo a Copa de Portugal e a Supercopa Portuguesa), a Major League Soccer (principal divisão norte-americana), além de competições organizadas pela KNVB, que coordena o futebol holandês.

    A disputa do Mundial de Clubes de 2016, que acontecerá no Japão, deverá ser usada como teste final antes do Conselho da Associação Internacional de Futebol (IFAB, na sigla em inglês) permitir que os membros ligados à entidade conduzam experimentos ao vivo no próximo ano.

    Os testes "offline" serão utilizados para que os árbitros assistentes por vídeo se familiarizem com os menus, aprendam a acessar os replays e fazer chamadas em incidentes de mudança de jogo claras, mas sem se comunicar com o árbitro. Isso significa que não haverá nenhum impacto no jogo.

    Os experimentos ao vivo só irão começar quando todos os participantes tiverem tido tempo de completar todas as preparações, o que não é esperado antes do início de 2017. Entretanto, a IFAB e a Fifa poderão usar este meio tempo para escolher amistosos onde testes offline ou ao vivo poderão ser conduzidos para ver melhorias que as tecnologias possam precisam.

    "A IFAB acredita que este é o melhor caminho para responder se a tecnologia irá melhorar o esporte em diferentes regiões, então estamos felizes por termos competições de todos os continentes acordadas conosco", declarou Lukas Brud, secretário da IFAB, antes de acrescentar.

    "Os organizadores destas competições já podem começar a instalar e testar centrais de replays em vídeo, assim como treinar oficiais de jogo e profissionais de tecnologia de acordo com o protocolo e a consultoria da IFAB e do Departamento de Tecnologia e Inovação da Fifa."

    Agora, dependerá de cada federação determinar quando começará a colocar os testes em prática. Enquanto isso, a IFAB segue em contato com outras federações, associações e ligas ao redor do planeta que estejam interessados em fazer os experimentos.

    O primeiro workshop utilizando árbitros assistentes por vídeo aconteceu na Holanda, em maio, e focou em fornecer informações que seriam úteis para os organizadores de competições decidirem se gostariam ou não de participar do projeto.

    Novos workshops serão realizados nos próximos meses para fornecer mais detalhes sobre os experimentos e procedimentos. Os testes deverão durar cerca de dois anos, com uma decisão definitiva saindo entre 2018 e 2019.

    Novas regras

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024