• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 17:17:43 -03

    Eurocopa

    Uefa ameaça desclassificar Inglaterra e Rússia da Euro caso haja mais brigas

    DA FRANCE PRESSE

    12/06/2016 13h38

    A Uefa, entidade que organiza a Eurocopa, endureceu o tom e ameaçou as seleções da Inglaterra e da Rússia com "desclassificação" do torneio "em caso de novos episódios de violência" dos seus torcedores. O aviso foi dado neste domingo (12), após os incidentes de sábado (11) em Marselha antes e depois do jogo entre as duas equipes, que terminou em 1 a 1.

    "Pedimos às federações inglesa e russa que façam um comunicado a seus torcedores para que se comportem de forma responsável e respeitosa", afirma o Comitê Executivo da Uefa em comunicado.

    "Poderiam Wayne Rooney ou Harry Kane ficar fora da Eurocopa por causa dos hooligans?", questiona o comunicado.

    Na nota, pública, o órgão expressou seu "desgosto pela violência que se viu nos confrontos na cidade de Marselha" no sábado. Os tumultos, porém começaram dias antes, com atos que culminaram no sábado, antes e após o jogo.

    Os confrontos do sábado deixaram 35 feridos, sete deles hospitalizados, três em estado grave. Dez pessoas (da Inglaterra, Áustria, Alemanha, França e Rússia) permanecem detidos neste domingo.

    O Comitê também sinalizou que "não duvidará em impor sanções adicionais à Federação Inglesa e à União Russa de Futebol".

    Horas antes, a Uefa informou que havia aberto um processo disciplinar contra a entidade russa devido aos distúrbios gerados por seus torcedores dentro do estádio. O tribunal de disciplina da Uefa vai estudar o caso quando se reunir, na terça-feira (14).

    "Condenamos a violência e pedimos calma de cada lado", diz o comunicado, especificando que propôs enviar mais policiais para a próxima partida da Inglaterra, contra País de Gales. A partida, que será realizada na quinta-feira (16), em Lens, no norte da França, é classificada pelas autoridades como de "alto risco".

    A Rússia joga contra a Eslováquia em Lille na quarta-feira (15), pela segunda partida do grupo B.

    PREOCUPAÇÃO

    O governo britânico disse estar "profundamente preocupado com os tumultos ocorridos em Marselha". "Especialmente devido às informações que indicam que torcedores ingleses foram atacados por torcidas rivais. Condenamos a violência e pedimos calma a ambas as partes."

    Agora, há temores de um possível sentimento de vingança. A imprensa britânica alertou para a proximidade de locais e datas da próxima partida dos russos e ingleses.

    A Federação Russa fez um apelo à sua torcida para que não pratiquem atos que possam tirar a seleção do torneio. O presidente da entidade, Vitaly Mutko, que também é ministro dos esportes da Rússia, lamentou a violência vista no jogo contra a Inglaterra.

    Dirigindo-se aos torcedores, a federação afirmou que eles deviam "mostrar respeito a seus oponentes e a seus torcedores". "Respeitem as leis e as regras de conduta e mantenham a ordem pública na França."

    Os torcedores russos foram orientados pela federação a não levarem bengalas, canetas a laser ou objetos proibidos aos estádios para evitar sanções disciplinares.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024