• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 01:40:54 -03

    Cavaliers derrotam os Warriors e forçam o sétimo jogo na final da NBA

    DE SÃO PAULO
    DO UOL

    17/06/2016 00h47

    O Cleveland Cavaliers derrotou o Golden State Warriors na noite desta quinta-feira (16), por 115 a 101, em casa, e se manteve vivo na decisão da NBA.

    Com o triunfo, os Cavaliers empataram a série melhor de sete em 3 a 3 e forçaram o sétimo e decisivo jogo.

    A partida que define o campeão desta temporada da liga acontece no próximo domingo (19), às 21h (de Brasília, com ESPN), na casa dos Warriors.

    Mas a história não está do lado dos Cavaliers. Em 32 oportunidades, nunca um time que perdia por 3 a 1 na série final da NBA conseguiu virar e vencer o título.

    O time de Cleveland busca o seu primeiro título da NBA –a equipe já tem dois vices (2007 e 2015), enquanto os Warriors já têm quatro troféus.

    A PARTIDA

    Assim como aconteceu no terceiro jogo da série, o Cleveland Cavaliers decidiu o duelo ainda no primeiro quarto. Com uma atuação incrível e contando com o fraco aproveitamento nos rebotes do adversário, o time de LeBron James terminou a primeira parcial vencendo por confortáveis 31 a 11. O começo arrasador fez com que os Warriors pontuassem pela primeira vez depois de cinco minutos de partida.

    A incrível vantagem de 20 pontos pode ser colocada na conta dos rebotes, o calcanhar de Aquiles dos Warriors. Se já não era dos melhores com Andrew Bogut em quadra, ficou pior sem o pivô, de fora com uma lesão no joelho. Enquanto os Cavaliers conseguiram 16 no primeiro quarto, o time de Stephen Curry terminou com modestos sete –Tristan Thompson, sozinho, conseguiu mais do que todo o time dos Warriors, com nove.

    No segundo quarto, os Warriors chegaram a baixar a desvantagem para oito pontos, muito por causa da entrada de Iman Shumpert nos Cavaliers, que atrapalharam o poder ofensivo da equipe. No fim, no entanto, o time de LeBron conseguiu se recuperar e foi para o intervalo com a vantagem de 16 pontos: 59 a 43.

    Apesar de sempre com o Cleveland Cavaliers à frente no marcador, o segundo tempo variou entre momentos tranquilos e preocupantes para o time da casa. Apesar de voltar a abrir 22 pontos de diferença em um momento do terceiro quarto, o Cleveland foi para a última parcial com apenas nove pontos de vantagem: 80 a 71.

    No último quarto, o Cleveland voltou a dominar e contou com a expulsão de Curry para dominar o jogo e forçar a sétima partida. O armador do Golden State Warriors cometeu seis faltas e foi excluído no quarto período. Ele foi o primeiro MVP a ser excluído de uma partida final desde Shaquille O'Neal.

    Com ambas as equipes com formações reservas nos minutos finais, os Warriors ainda conseguiram diminuir um pouco a vantagem, terminando atrás por 14 pontos: 115 a 101.

    Jogador do Cleveland Cavaliers por boa parte da temporada, Anderson Varejão trocou de time durante a campanha e acabou parando no Golden State Warriors. De volta à Cleveland para a disputa das finais, o brasileiro não teve uma boa recepção. Em determinados momentos da partida, chegou a ser vaiado pelo público presente. Em quadra, terminou sem marcar pontos.

    Em uma atuação sólida, Leandrinho Barbosa se tornou o brasileiro com mais pontos em uma final de NBA, superando Thiago Splitter. No duelo desta quinta, ele anotou 13 pontos.

    NBA

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024