• Esporte

    Friday, 03-May-2024 19:24:41 -03

    Copa América

    Dempsey brilha, EUA vencem Equador e vão à semi da Copa América

    DA AFP

    17/06/2016 05h45

    Jason Redmond/AFP
    Dempsey comemora gol dos Estados Unidos contra o Equador
    Dempsey comemora gol dos Estados Unidos contra o Equador

    A primeira vaga para as semifinais da Copa América Centenário ficou com a seleção dos Estados Unidos, que derrotou o Equador por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), em Seattle, com grande atuação do veterano Clint Dempsey, autor de um gol e uma assistência.

    O meia 33 anos abriu o placar de cabeça aos 23 min de jogo e ainda deu passe para Gyasi Zardes ampliar, aos 20 min da segunda etapa.

    Arroyo descontou aos 28 min, mas os Estados Unidos conseguiram segurar o resultado, apesar de passar um tremendo sufoco nos minutos finais. Tanto que, além de Dempsey, o outro herói da partida foi o goleiro Guzan, que fez defesas importantes.

    Na hora do aperto, os donos da casa contaram com o apoio incondicional do público, que fez um barulho ensurdecedor com os gritos de "USA, USA" em um estádio conhecido por ter uma acústica que o transforma em um verdadeiro caldeirão.

    Ídolo da torcida local, Dempsey conhece muito bem o CenturyLink Stadium por ser atleta do Seattle Sounders, time da Major League Soccer (a liga de futebol dos Estados Unidos) que divide o estádio com o Seahawks, da NFL.

    O camisa oito levou seus fãs à loucura ao anotar seu 52º gol com a camisa da seleção americana, cinco a menos que o maior artilheiro da história do país, Landon Donovan.

    As duas equipes ficaram com um a menos aos 8 min do segundo tempo, quando o equatoriano Antonio Valencia e o americano Jermaine Jones foram expulsos por se envolver em confusão.

    É a segunda vez que a seleção americana chega às semifinais em quatro participações. A primeira foi em 1995, no Uruguai, quando acabou derrotada por 1 a 0 pelo Brasil, com gol de cabeça de Aldair.

    Na terça-feira (21), em Houston, os comandados do técnico alemão Jurgen Klinsmann disputarão uma vaga na grande decisão com o vencedor do duelo entre Argentina e Venezuela, que se enfrentam neste sábado (18), em Foxborough.

    Próximo adversário do Brasil nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, o Equador foi superior aos Estados Unidos no segundo tempo, mas faltou caprichar na pontaria. A partida contra a seleção brasileira, que marcará a estreia de Tite no comando, está prevista para o dia 2 de setembro, na altitude de Quito.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024