• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 08:47:02 -03

    Pistorius é condenado a seis anos de prisão por assassinato de namorada

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    06/07/2016 06h33

    O campeão paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius, 29 anos, foi condenado nesta quarta-feira (6) a seis anos de prisão pelo assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, crime ocorrido em 14 de fevereiro de 2013.

    A pena imposta pela juíza Thokozile Masipa, no tribunal de Pretória, é menor do que os 15 anos pedidos pela promotoria.

    "A opinião pública pode ser alta e persistente, mas não desempenha papel nenhum na decisão desta corte", disse a juíza em sua sentença. "Sou da ala que acredita que um grande período na prisão não vai criar justiça".

    A equipe de defesa do ex-atleta informou após a decisão do tribunal que não irá recorrer da sentença de seis anos.

    Pistorius irá servir "entre metade e dois terços da sentença" antes de pedir liberdade condicional, disse Andrew Fawcett, membro da equipe de defesa.

    Ele foi considerado culpado por um tribunal de apelações em dezembro pelo assassinato de Reeva. Inicialmente foi condenado a cinco anos por homicídio culposo em 2014.

    O atleta teve as partes inferiores de suas pernas amputadas quando criança e seus advogados argumentaram que suas deficiências e estresse mental deveriam ser considerados como circunstâncias para a redução da sentença.

    Ele foi liberado da prisão em outubro, após quase um ano atrás das grades, para servir o resto da sentença de cinco anos sob prisão domiciliar na casa de seu tio, em uma área de classe alta na capital sul-africana.

    Pistorius matou Reeva com quatro tiros em fevereiro de 2013, em sua casa, em Pretória.

    Ele alega que atirou por acreditar que do outro lado da porta do banheiro, contra a qual abriu fogo, estava um ladrão.

    NO ESPORTE

    Pistorius foi o primeiro atleta com as pernas amputadas a correr nas Olimpíadas, usando duas próteses. Em 2012, na Olimpíada de Londres, ele competiu de igual para igual, chegando às semifinais das provas dos 400 m rasos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024