• Esporte

    Wednesday, 08-May-2024 12:38:58 -03

    Campeonato Brasileiro 2016 - Série A

    Palmeiras e Atlético-MG têm um dia de reencontros

    DE SÃO PAULO

    24/07/2016 02h00

    Neste domingo (24), Palmeiras e Atlético-MG vão se reencontrar com técnicos com quem viveram bons momentos em um passado recente. Às 11h, no Allianz Parque, Cuca, atualmente no time paulista, e Marcelo Oliveira, no mineiro, têm um duelo marcado pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    Foi em Minas Gerais que Cuca alcançou o ponto mais alto de sua carreira, com o título da Libertadores da América de 2013.

    O estilo que ele impôs ao Atlético na ocasião, com muita velocidade pelas pontas e o trabalho de pivô feito por Jô, rendeu o apelido de "Galo Doido" ao time.

    No Palmeiras, líder do Nacional, Cuca tem retomado essa identidade tática com os rápidos Dudu, Róger Guedes e Gabriel Jesus (que não jogará neste domingo, pois está com a seleção olímpica, assim como Fernando Prass ), a força ofensiva do lateral Jean e a intensa movimentação dos meias Tchê Tchê e Moisés. O time tem apresentado futebol vistoso, diferente do que aconteceu em 2015.

    Na ocasião, o técnico era justamente Marcelo Oliveira, criticado mais pelo modo como o Palmeiras jogou sob seu comando do que pelos resultados -ele foi campeão da Copa do Brasil.

    Desde sua chegada ao clube mineiro, em maio, Oliveira de novo tem sido criticado pelo uso constante da ligação direta, os "chutões" da defesa para o ataque. Ele não conseguiu nenhuma vitória em seus primeiros seis jogos e se viu sob forte pressão.

    Os resultados, no entanto, têm começado a aparecer, e o Atlético-MG deixou a parte de baixo da tabela e já ocupa a oitava colocação, com apenas uma derrota em seus últimos cinco jogos.

    Com atacantes badalados como Robinho, Fred e o argentino Pratto, Oliveira ainda encontra dificuldades para fazer com que todos eles joguem juntos, já que seu esquema favorito, o 4-2-3-1, exige atletas velozes pelas pontas, e Fred e Pratto não têm essa característica. O time também tem problemas na defesa, a sexta pior do Brasileiro, com média de 1,5 gol sofrido por partida.

    *

    PALMEIRAS
    Vagner; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Dudu e Erik (Alecsandro). Técnico: Cuca

    ATLÉTICO-MG
    Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Maicosuel, Robinho e Carlos; Fred Técnico: Marcelo Oliveira

    Estádio: Allianz Parque
    Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
    TV: 11h, pay-per-view

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024