• Esporte

    Friday, 03-May-2024 09:39:05 -03
    Copa do Mundo 2018

    Tite mantém base da defesa de Dunga e faz mudanças no meio e ataque

    DE SÃO PAULO

    22/08/2016 17h32

    Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luis. A defesa utilizada por Dunga na derrota para o Peru em jogo da Copa América Centenário e no empate diante do Paraguai, pela última rodada das eliminatórias da Copa do Mundo-2018, pode ser mantida por Tite nas partidas contra Equador e Colômbia.

    Em sua primeira convocação como novo técnico da seleção brasileira, o ex-treinador do Corinthians manteve o sistema defensivo que vinha sendo usado pelo seu antecessor. Da lista original de Dunga para o torneio disputado nos Estados Unidos, Tite não convocou os laterais Fabinho e Douglas Santos. As novidades para o setor foram Fágner e Marcelo.

    Na oportunidade, Dunga optou por Fabinho e Douglas Santos porque ambos tinham idade olímpica. O jogador do Atlético-MG foi titular na campanha da inédita medalha de ouro, enquanto o lateral direito não foi liberado pelo seu clube, o Monaco.

    Já os quatro zagueiros convocados para a Copa América Centenário foram repetidos pelo atual treinador da seleção brasileira. Além de Miranda e Gil, Rodrigo Caio e Marquinhos são os outros convocados.

    Titular na Copa do Mundo e em três das seis partidas das eliminatórias, David Luiz foi excluído da lista do novo treinador. O zagueiro do Paris Saint-Germain jogou contra o Uruguai e foi muito criticado. Na sequência, cumpriu suspensão contra o Paraguai e ficou fora da competição nos Estados Unidos.

    O goleiro Alisson, ex-Inter e atualmente na Roma, foi outro convocado. Reserva contra Uruguai e Paraguai, Grohe também foi chamado. Já Diego Alves e Ederson, que estavam no torneio nos Estados Unidos, ficaram fora.

    No total, dez dos 23 convocados para a Copa América Centenário não foram chamados pelo atual comandante da seleção. Se comparada com a última convocação para os jogos das eliminatórios, 11 foram preteridos agora.

    Dos jogadores do meio de campo convocados para a Copa América Centenário, Renato Augusto e Casemiro foram mantidos. Luiz Gustavo, Fernandinho e Elias, que eram chamados pelo ex-técnico, não estão na lista assim como Rafinha Alcântara convocado e depois cortado da mesma competição.

    Tite também mexeu muito no setor ofensivo. Ele chamou Gabriel, Gabriel Jesus, Neymar e surpreendeu com Taison, ex-Inter e atualmente no Shakhtar Donetsk. Porém, Hulk, Douglas Costa e Ricardo Oliveira ficaram de fora.

    Presença constante com Dunga, o atacante do Bayern de Munique foi até chamado para a seleção olímpica, mas acabou cortado por contusão.

    "Alguns atletas europeus, por estarem retornando às atividades, ficam prejudicados na avaliação por causa de falta de ritmo ou lesão. A convocação é para os próximos dois jogos", disse Tite. "Existe uma série de fatores que influenciam na convocação dos jogadores. Existem pequenos detalhes que, às vezes, deixam o jogador de fora. É assim em relação a Geromel, a Fernando, do City, a Elias, em uma retomada, a Luan, que fez um excelente temporada. É de um acompanhamento de trabalho. Em vídeo, nos jogos, nas conversas com seus técnicos. Tem toda essa conotação", acrescentou.

    A seleção brasileira enfrenta o Equador no dia 1º de setembro, quinta-feira, fora de casa. Cinco dias depois, jogará contra a Colômbia, em 6 de setembro, terça-feira, às 21h45, na Arena da Amazônia, em Manaus.

    Ueslei Marcelino/Reuters
    Tite durante coletiva de imprensa na CBF, no Rio
    Tite durante coletiva de imprensa na CBF, no Rio
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024