• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 19:51:39 -03

    Massa diz que vai se aposentar da F-1 no final da temporada

    DE SÃO PAULO

    01/09/2016 09h35

    O brasileiro Felipe Massa, 35, anunciou nesta quinta-feira (1º) que vai se aposentar da F-1 no final da temporada. O anúncio oficial foi feito em uma entrevista no Autódromo de Monza, palco da 14ª etapa do Mundial de F-1, que será realizado neste domingo (4).

    "Durante a carreira de um piloto, há momentos muito especiais e o que vou contar agora faz com que eu me emocione um pouco. Nos últimos meses, pensei muito sobre meu futuro e tomei a decisão de que ao fim desta temporada vou deixar a F-1", disse o piloto na presença de seu pai Titônio, da esposa Rafaella e do filho Felipinho.

    "Serão minhas últimas oito corridas na F-1 e eu as curtirei o máximo possível. Muito obrigado a todos que estiveram ao meu redor e que acompanharam minha carreira. Estou orgulhoso de minha carreira, mesmo tendo perdido um campeonato por um ponto", acrescentou o brasileiro citando o Mundial de 2008, quando foi vice-campeão —foi superado por Lewis Hamilton.

    Momentos de Massa na Williams

    Felipe Massa estreou na F-1 em 2002 pela Sauber. No ano seguinte, foi piloto de testes da Ferrari. Ele retornou para a Sauber e disputou as temporadas de 2004 e 2005.

    Em 2006, enfim estreou pela Ferrari na vaga de Rubens Barrichello. Na escuderia italiana, ficou até o final de 2013, quando se transferiu para a Williams. Antes de trocar de equipe, Felipe Massa passou por um grande susto na equipe italiana. Em 2009, sofreu o acidente mais grave da carreira ao ser atingido por uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello. Ele voltou às pistas somente em 2010.

    Na carreira, Massa tem 11 vitórias na principal categoria do automobilismo mundial, além de 16 poles positions, 41 pódios e o vice-campeonato mundial de 2008, com a Ferrari. Ele já disputou 242 provas e deverá completar 250 corridas na categoria em Abu Dhabi, justamente a última prova da temporada, que está marcada para o dia 27 de novembro.

    "Será um dia emocionante quando eu finalmente concluir a minha carreira na F-1 com o meu 250º GP em Abu Dhabi".

    Neste ano, o piloto faz uma temporada discreta. Ele ocupa apenas a décima posição com 39 pontos. Os melhores resultados obtidos pelo brasileiro foram dois quintos lugares —na Austrália e na Rússia.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024