• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 09:42:05 -03

    Em casa, Serena Williams torna-se a recordista de vitórias em Grand Slams

    DE SÃO PAULO

    03/09/2016 17h10 - Atualizado às 21h55

    A tenista norte-americana Serena Williams, número 1 do mundo, tornou-se neste sábado (3) a jogadora com o maior número de vitórias em partidas de Grand Slams em todos os tempos.

    São agora 307 triunfos.

    A marca foi alcançada na terceira rodada do Aberto dos EUA, na fácil vitória sobre a sueca Johanna Larsson por 2 sets a 0 (6/2, 6/1), em uma partida que durou apenas uma hora.

    "Foi muito legal para mim. Obviamente, eu quero continuar a aumentar esse número e ver o que pode acontecer", disse Serena.

    Serena ultrapassou a tcheca Martina Navratilova, que deixou de jogar simples profissionalmente em 1994.

    Ela também empatou com o suíço Roger Federer, que da mesma forma venceu 307 vezes em Grand Slams (que contemplam Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos EUA).

    Nas oitavas de final (que devem ser disputadas nesta segunda-feira), Serena enfrentará a cazaque Yaroslava Shvedova, 52ª do ranking. O fato é que ambas já jogaram quatro vezes, e Shvedova nunca a venceu.

    Se confirmar o seu favoritismo contra a cazaque e chegar à vitória 308, Serena se tornará então a recordista isolada de triunfos em Grand Slams, tanto entre as mulheres quanto entre os homens, já que Federer está fora desta temporada recuperando-se de lesão.

    SERÁ A MAIORAL?

    Aos 34 anos, a mais nova das irmãs Williams tenta no Aberto dos EUA conquistar o seu 23º Grand Slam, o que a deixaria a um título de igualar o recorde da australiana Margaret Smith Court: 24 primeiros lugares.

    Atualmente, ele já é a segunda neste quesito, empatada com a alemã Steffi Graf, que encerrou a carreira com 22 títulos em torneios do tipo.

    Serena já é a tenista mais velha a conquistar todos os Grand Slams ÐAberto dos EUA aos 32 anos, e Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon aos 33 anos, sendo este último em 2016.

    Com o triunfo na grama inglesa, ela também aumentou um recorde que já era seu: o maior intervalo de tempo entre a primeira e a mais recente conquista de um Grand Slam, 15 anos e 10 meses.

    O primeiro troféu de Serena foi justamente o do Aberto dos EUA em 1999.

    OUTROS RESULTADOS

    O brasileiro Bruno Soares está nas oitavas de final do Aberto dos EUA. Contra a dupla Matkowski e Melzer, ele e o inglês Jamie Murray perderam apenas dois games neste sábado (3) e garantiram vitória por 2 sets a 0, com um duplo 6/1.

    Agora eles enfrentam o americano Brian Baker e o neozelandês Marcus Daniell por uma vaga nas quartas.

    Quem também chegou às oitavas de final foi o argentino Juan Martín del Potro, que venceu o espanhol David Ferrer por 3 sets a 0 (parciais de 7/6 (3), 6/2 e 6/4)

    Del Potro surpreendeu na Olimpíada do Rio ao ficar com a prata.

    Atualmente, ele é o 142º colocado no ranking da ATP; Ferrer é o 13º.

    Quem também venceu foi o britânico Andy Murray, o número 2 do ranking e medalha de ouro na Olimpíada do Rio.

    Em uma partida que durou mais de três horas, ele venceu o italiano Paolo Lorenzi, 40º, por 3 sets a 1.

    Neste domingo (4), às 20h, o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking, joga as oitavas de final contra o britânico Kyle Edmund, que é apenas o 84º.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024