• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 17:58:53 -03
    Copa do Mundo 2018

    Thiago Silva e Douglas Costa devem voltar à seleção brasileira

    GUILHERME SETO
    ENVIADO ESPECIAL A MANAUS

    08/09/2016 02h00

    Toby Melville-11.mar.2015/Reuters
    Football - Chelsea v Paris St Germain - UEFA Champions League Second Round Second Leg - Stamford Bridge, London, England - 11/3/15 Thiago Silva celebrates after scoring the second goal for PSG Reuters / Toby Melville Livepic EDITORIAL USE ONLY. ORG XMIT: UKUDG6
    O zagueiro Thiago Silva comemora o gol da classificação do PSG

    Mescla de jogadores consagrados, campeões olímpicos e algumas surpresas, a primeira lista de convocados de Tite mostrou resultados convincentes nas vitórias sobre Equador e Colômbia.

    No entanto, atletas que tiveram participações mais discretas devem perder suas vagas para dois jogadores que o treinador gosta muito: o zagueiro Thiago Silva, do PSG, e o meia-atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique.

    Thiago era nome certo na primeira lista de Tite, que o coloca entre os melhores da posição no mundo. Devido a uma lesão na coxa, da qual está praticamente recuperado após dois meses, ele não foi chamado pelo treinador.

    Com Dunga, ele foi convocado algumas vezes, mas desentendeu-se com o técnico por meio da imprensa e não foi mais chamado após fazer pênalti nas quartas de final da Copa América 2015, quando o Brasil foi eliminado.

    Aldo Carneiro/Folhapress
    O atacante Douglas Costa comemora o primeiro gol da seleção sobre o Uruguai, na Arena Pernambuco (PE), pelas eliminatórias da Copa
    O atacante Douglas Costa comemora o primeiro gol da seleção sobre o Uruguai

    Na zaga de Tite, Miranda e Marquinhos tiveram bom desempenho e devem continuar na lista —o último deve dar lugar a Thiago entre os titulares. Entre os reservas, Gil é homem de confiança de Tite, o que faz com que Geromel, chamado para substituir o lesionado Rodrigo Caio e que teve participação regular nos treinos, provavelmente perca a vaga nos jogos de outubro.

    No meio de campo, Douglas Costa entra na briga por uma das vagas mais disputadas, pela direita. O jogador só não fez parte do grupo nas duas primeiras partidas de Tite devido a lesão na coxa esquerda. Contra Equador e Colômbia, Willian foi o titular e teve atuações medianas, enquanto Philippe Coutinho entrou no decorrer dos jogos e obteve mais destaque. Inicialmente, segundo o princípio hierárquico estabelecido por Tite em seus trabalhos, Douglas Costa deve ser reserva.

    No entanto, Willian e Coutinho não estão ameaçados de perder suas vagas. O primeiro foi elogiado em ambas as oportunidades, e o segundo é dos preferidos de Tite.

    Sendo assim, os mais próximos a perder lugar no time são Taison e Gabriel Barbosa. A seu favor, o jogador do Shakhtar Donetsk tem as boas participações nos treinos e o fato de ter atuado no jogo contra a Colômbia. Por outro lado, Gabriel não foi bem nas atividades, mas é capaz de jogar centralizado no ataque, funcionando como reserva de Gabriel Jesus.

    Nas posições centrais do meio de campo, Paulinho e Renato Augusto foram bem avaliados e devem ficar. Os reservas Giuliano, que participou do gol da vitória contra a Colômbia, e Lucas Lima também fizeram bom papel nos treinamentos.

    A próxima convocação de Tite deve acontecer nas próximas semanas, em data a ser divulgada pela CBF. Os adversários do Brasil serão Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal (RN), no dia 7 de outubro; e Venezuela, em Mérida (VEN), em 11 de outubro.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024