• Esporte

    Wednesday, 01-May-2024 20:20:16 -03

    Bruno Soares vence Aberto dos EUA e repete feito de Maria Esther Bueno

    DE SÃO PAULO
    DO UOL

    10/09/2016 14h40 - Atualizado às 14h52
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Michael Reaves/AFP
    NEW YORK, NY - SEPTEMBER 10: Jamie Murray (L) of Great Britain and Bruno Soares (R) of Brazil return a shot to Pablo Carreno Busta and Guillermo Garcia-Lopez of Spain during their Men's Doubles Final Match on Day Thirteen of the 2016 US Open at the USTA Billie Jean King National Tennis Center on September 10, 2016 in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York City. Michael Reaves/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
    Bruno Soares e Jamie Murray durante final do Aberto dos EUA

    Em parceria com o britânico Jamie Murray, 30, o brasileiro Bruno Soares, 34, conquistou neste sábado (10) o título da chave masculina de duplas do Aberto dos Estados Unidos de tênis.

    Os parceiros bateram na decisão os espanhóis Pablo Carreño Busta e Guillermo Garcia-López (2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3), e com isso o mineiro se tornou o primeiro brasileiro após Maria Esther Bueno a conquistar pelo menos dois Grand Slam no ano. Em 1960, a ex-tenista foi campeã nas duplas do Aberto da Austrália, Wimbledon, Aberto da França e o próprio Aberto dos EUA.

    Os duplistas também igualaram um feito que havia sido registrado em 2013 pelos norte-americanos Bob e Mike Bryan. Até este sábado, os irmãos eram os últimos duplistas com dois títulos em torneios de Grand Slam num mesmo ano. Soares e Murray já haviam conquistado em 2016 o Aberto da Austrália, que aconteceu pouco depois da parceria entre eles ser montada.

    Naquele mesmo torneio, o brasileiro venceu o torneio de duplas mistas ao lado da russa Elena Vesnina.

    Foi a quarta decisão de Soares no Aberto dos Estados Unidos. O brasileiro já havia chegado à partida final de duplas masculinas em 2013, jogando com Alexander Peya, e perdeu. Ele venceu nos conjuntos mistos em 2012 e 2014.

    Murray também já tinha chegado a uma disputa de título em Flushing Meadows no ano passado, jogando com John Peers, mas também ficou com o vice.

    Neste sábado, porém, pesou a experiência acumulada pelo brasileiro e pelo britânico. Carreño Busta e Garcia-López jamais haviam ido além de uma terceira rodada em um Grand Slam, e essa falta de lastro foi traduzida em uma grande quantidade de erros.

    Desde o início, Soares e Murray foram mais consistentes. Ainda que tenham cometido mais duplas faltas, os dois cederam menos pontos não forçados e trabalharam mais com o primeiro serviço.

    Ainda que os espanhóis tenham trabalhado melhor com o segundo saque, Soares e Murray não foram ameaçados. O domínio foi levemente superior no primeiro set, mas persistiu por toda a partida.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024