• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 07:49:52 -03

    Palmeiras encara no Itaquerão o maior rival para não repetir 2009

    DE SÃO PAULO

    17/09/2016 02h00

    Sete anos depois, o Palmeiras tenta evitar uma nova frustração contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, às 16h deste sábado (17), no Itaquerão.

    Em 2009, a equipe alviverde tinha chances reais de ser campeã. Na liderança por 13 rodadas, os palmeirenses saíram da ponta após o empate por 2 a 2 com o rival, pela 33ª rodada -e não retornaram mais à primeira posição.

    Líder do Brasileiro, com 48 pontos, o Palmeiras vem de empate com o vice-líder Flamengo (47) e, caso perca o dérbi, poderá ver a liderança ir embora após sete rodadas.

    Rubens Cavallari/Folhapress
    O meia Marlone comemora um gol para o Corinthians contra o Vitória
    O meia Marlone comemora um gol para o Corinthians contra o Vitória

    É verdade que o Corinthians ainda tem chance de ser campeão, mas muito menos do que o Palmeiras. E essa situação muda o cenário dos últimos anos, quando o time alvinegro se acostumou a ganhar grandes títulos e o rival, a viver decepções.

    Em 2010, o Corinthians brigava com Cruzeiro e Fluminense pelo título quando enfrentou a equipe alviverde, na 31ª rodada. E levou a melhor no clássico (1 a 0), diminuindo para um ponto a distância que o separava do clube mineiro, líder na ocasião.

    No ano seguinte, o time do Parque São Jorge foi campeão brasileiro justamente em um clássico contra o Palmeiras.

    O Corinthians chegou à última rodada com dois pontos de vantagem sobre o Vasco (70 a 68), e recebeu o maior rival no Pacaembu. Caso perdesse e visse a vitória do Vasco sobre o Flamengo, ficaria sem o título. No fim das contas, o jogo acabou empatado (0 a 0) e, como o duelo do Rio de Janeiro também terminou sem vencedor, os corintianos deram a volta olímpica.

    Três anos mais tarde, mais uma vez corintianos e palmeirenses se enfrentaram com os alvinegros lutando pelo título brasileiro.

    O Corinthians chegou à 31ª rodada do Nacional de 2014 na terceira colocação, com 52 pontos, oito a menos do que o líder Cruzeiro -que acabou ficando com o título, seu segundo consecutivo.

    Naquela ocasião, o Palmeiras conseguiu atrapalhar o rival, exatamente o que o Corinthians espera fazer neste sábado, no Itaquerão.

    Após o empate com os alviverdes por 1 a 1, a equipe alvinegra saiu do G4 (caiu para a quinta posição), mas permaneceu com os oito pontos de desvantagem.

    Na campanha do título do ano passado, o time comandado por Tite era líder, com sete pontos à frente do Atlético-MG, quando o Palmeiras novamente o atrapalhou.

    Na 23ª rodada, o clássico terminou 3 a 3, o Atlético venceu o Vasco por 2 a 1 e a vantagem caiu para cinco pontos (50 a 45).

    Rubens Cavallari/Folhapress
    Jogadores do Palmeiras comemoram gol contra o São Paulo pelo Brasileiro
    Jogadores do Palmeiras comemoram gol contra o São Paulo pelo Brasileiro

    VISITANTE INDIGESTO

    O Palmeiras é o único dos três grandes paulistas que saiu da Arena Corinthians com uma vitória no Campeonato Brasileiro.

    Em três jogos disputados no estádio corintiano, os palmeirenses têm a melhor campanha na casa adversária com um empate, uma derrota e uma vitória.

    O São Paulo acumula duas derrotas e um empate. Já o Santos nunca saiu de Itaquera com pontos nas três vezes que visitou o rival pelo Nacional

    Sem poder contar com Fágner e a provável ausência de Uendel, lesionado, a arena é uma das armas mais fortes do Corinthians para segurar o líder da competição.

    O time alvinegro não perde em casa desde agosto do ano passado, quando o Santos o eliminou da Copa do Brasil.

    Para quebrar essa invencibilidade, o Palmeiras terá que superar as suspensões do atacante Gabriel Jesus e do zagueiro Vitor Hugo, que levaram o terceiro amarelo.

    Cuca já revelou que Edu Dracena entra na zaga, mas faz mistério sobre o titular do ataque. Rafael Marques, Lucas Barrios e Erik brigam pela vaga.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024