• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 04:01:56 -03

    Campeonato Brasileiro 2016 - Série A

    Palmeiras acaba com invencibilidade do rival e dá passo rumo ao título

    MATEUS SILVA ALVES
    DE SÃO PAULO

    17/09/2016 18h07 - Atualizado às 18h37

    O Palmeiras jogou por terra na tarde deste sábado (17) um dos maiores motivos de orgulho da torcida do Corinthians, seu mais ferrenho rival. Com o placar de 2 a 0 no clássico, o time alviverde acabou com a invencibilidade de mais de um ano dos alvinegros no Itaquerão.

    Jogando com a segurança de uma equipe que sabe que pode ser campeã brasileira, o Palmeiras foi sempre superior ao adversário, mesmo jogando em território inimigo. O resultado foi valiosíssimo para o time alviverde porque, graças a ele, não há o risco de perda da liderança do Nacional nesta rodada.

    Com 51 pontos, o Palmeiras não será alcançado pelo Flamengo (47) mesmo se os cariocas vencerem a partida contra o Figueirense, neste domingo (18), no Pacaembu. Foi, sem dúvida, um passo muito importante rumo ao nono título nacional do Palmeiras.

    Os corintianos, por sua vez, correm o risco de ficar mais longe do G4 do Brasileiro. Se o Santos vencer neste domingo o Santa Cruz, no Pacaembu, essa distância subirá para quatro pontos.

    A última derrota do Corinthians em sua casa também havia ocorrido em um clássico. No dia 27 de agosto de 2015, pela Copa do Brasil, o atual campeão nacional caiu diante do Santos por 2 a 1.

    Desde então, mesmo tendo passado por alguns momentos de baixa, o Corinthians acumulou 34 partidas sem derrotas no Itaquerão. Neste ano, eram 25 jogos de invencibilidade, com 20 vitórias e apenas cinco empates.

    Outro motivo de satisfação para os torcedores do Palmeiras: o clube é o único visitante que conseguiu sair vencedor do Itaquerão duas vezes. A vitória deste sábado somou-se ao triunfo obtido no Brasileiro do ano passado, também por 2 a 0.

    Além do Palmeiras, apenas Figueirense, Guaraní (PAR) e Santos conseguiram derrotar o Corinthians em sua arena, mas estes apenas uma vez.

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 17-09-2016: O jogador Mina, do Palmeiras, comemora seu gol contra o Corinthians, durante classico pelo Campeonato Brasileiro, no estadio Arena Corinthians, em Itaquera. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE)
    Mina, do Palmeiras, comemora gol contra o Corinthians na Arena Corinthians, em Itaquera

    TENSÃO

    O líder do Brasileiro não demorou mais do que quatro minutos para encaminhar sua vitória. Foi o tempo que levou para Moisés abrir o placar, após falha do zagueiro Vilson.

    Depois disso, um Corinthians tenso e sem rumo mostrou-se incapaz de colocar a defesa adversária em apuros, enquanto os visitantes, especialmente no segundo tempo, acumularam diversas chances de gol desperdiçadas até que o colombiano Mina, aos 31 minutos da etapa final, marcou o tento que acabou de vez com as esperanças alvinegras.

    O ambiente do Itaquerão, então, ficou mais pesado do que já estava. A torcida corintiana, que já havia vaiado Cristóvão Borges antes do início da partida, descarregou sua ira no treinador, mas não só nele. A diretoria do clube também foi alvo de xingamentos.

    No intervalo, houve um confronto entre integrantes de uma torcida organizada do Corinthians e policiais militares na arquibancada localizada atrás de um dos gols. Embora ele tenha durado poucos minutos, foi suficiente para espalhar o medo pelo estádio e para deixar claro como anda o estado de ânimo dos torcedores corintianos.

    Atrás no placar, o time da casa se mostrou nervoso em campo, o que resultou na expulsão de Léo Príncipe aos 30 minutos do segundo tempo.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024