• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 18:17:08 -03

    Prata nos Jogos do Rio na natação, Manaudou treina em time de handebol

    DO UOL

    27/09/2016 12h04

    Michael Sohn/Associated Press
    France's Florent Manaudou, right, celebrates with second placed Brazil's Nicholas Santos after the men's 50m butterfly final at the Swimming World Championships in Kazan, Russia, Monday, Aug. 3, 2015. (AP Photo/Michael Sohn) ORG XMIT: KAZ159
    O nadador francês Florent Manaudou (dir.) comemora vitória no Mundial de Kazan, na Rússia

    Campeão dos 50 m livre em Londres-2012 e medalhista de prata nos 50 m livre e no revezamento 4 x 100 m livre nos Jogos do Rio, Florent Manaudou diminuirá a intensidade de seus treinamentos de natação para se dedicar a outro esporte: o handebol.

    O francês, que bateu o brasileiro Cesar Cielo nos Jogos de 2012, disse em entrevista à agência de notícias AFP e em postagem posterior nas redes sociais, que começou a treinar com o time Aix Handball, da segunda divisão francesa, e que, com isso, mudará sua rotina na natação. Ele citou ainda que se inspira em outros atletas para tomar a decisão, como Michael Phelps.

    "Saindo do ciclo de quatro anos coroados com medalhas olímpicas, quero me preservar e ainda assim ter o prazer que tem sido meu motor principal nesses oito anos. Por isso eu decidir fazer um parênteses do meu treinamento triplo diário (2 sessões de natação e uma de musculação), seguindo como um nadador em ativa, mas que competirá em certas competições este ano", comentou.

    Segundo ele, o handebol o ajudará a recuperar o prazer pelo esporte. "Não tenho outra ambição a não ser dar o meu melhor e encontrar uma fonte de prazer diferente. Comecei a treinar com o segundo time do clube Aix Handball, porque larguei o esporte coletivo muito cedo como complemento da natação", contou.

    A pressão envolvida em treinamentos da natação e a cobertura na mídia foram outros fatores que o levaram a optar pelo handebol. "O sistema que treino supõe grande pressão da mídia e não quero que isto tire minhas oportunidades de um dia ganhar outra medalha olímpica pela França. Quero me proporcionar as condições para me recuperar. Mas ao mesmo tempo quero encontrar a inspiração com práticas que me atraem mais e ao máximo", explicou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024