• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 13:33:35 -03

    Copa do Brasil

    Clubes se dividem, mas técnicos optam por times completos na Copa do Brasil

    DE SÃO PAULO

    28/09/2016 02h00

    Rubens Cavallari/Folhapress
    Leandro Pereira comemora seu gol na vitória do Palmeiras sobre o Coritiba, por 2 a 1, pela 27ª rodada do Brasileiro, no Allianz Parque
    Leandro Pereira comemora seu gol na vitória do Palmeiras sobre o Coritiba

    No momento em que a Copa do Brasil começa mais uma fase de decisão, os times precisam definir se ela será ou não prioridade para o restante da temporada.

    Mesmo com o calendário apertado e o risco de perder jogadores importantes por lesões, os treinadores sinalizaram que vão escalar força máxima nos jogos de ida, marcados para esta quarta (28), da competição mata-mata mais importante do Brasil.

    A ideia inicial dos treinadores de manter força máxima na competição, porém, poderá ser modificada a depender dos resultados obtidos nesta quarta, já que os confrontos da volta serão realizados só em 19 de outubro, entre a 31ª e 32ª rodadas do Nacional.

    Líder do Campeonato Brasileiro, com 54 pontos, um a mais do que o vice-líder Flamengo, o Palmeiras é um exemplo dessa realidade. Favorito ao título do Brasileiro, a equipe alviverde deverá levar a campo o que tem de melhor para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre. O resultado no Sul deve definir a prioridade de Cuca para os três meses vindouros.

    Os gremistas vivem uma situação parecida em termos de decidir qual caminho é o mais confiável. Na oitava colocação, os gaúchos estão a cinco pontos do G4 e continuam acreditando na possibilidade de conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem pelo Brasileiro.

    A oscilação do Grêmio no Nacional e um resultado ruim no jogo de ida, porém, podem fazer com que o técnico Renato Gaúcho abra mão da Copa do Brasil no jogo de volta.

    O duelo entre Santos e Internacional talvez seja aquele em que os treinadores terão mais dificuldades para fazer a escolha. Na cabeça de Dorival Júnior deve passar um filme do ano passado.

    Jorge Araujo/Folhapress
    SANTOS SP Brasil especial ESPORTE 13 11 2015 ESPECIAL ESPORTE Entrevista com tecnico Dorival Junior do Santos depois dos treinos no CT Rei Pelé em Santos ESPORTE Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
    Dorival Júnior durante entrevista no Centro de Treinamento Rei Pelé

    Na oportunidade, o clube brigava por uma vaga no G4 do Nacional, mas teve de colocar a competição em segundo plano para brigar pelo título da Copa do Brasil.

    Perdeu a decisão e ficou fora da Libertadores. Com o vice-campeonato engasgado, priorizar o mata-mata não seria surpresa, ainda mais pelo momento por que o rival desta quarta passa.

    O Internacional vive uma das piores crises da sua história. Na 18ª colocação do Brasileiro, a equipe gaúcha corre reais riscos de ser rebaixada para a Série B.

    Apesar de dizer que não poderia abdicar da Copa do Brasil, Celso Roth poupará oito jogadores. Nos últimos 19 jogos no Brasileiro, o time venceu apenas um e sair do torneio mata-mata seria fundamental para a permanência na elite do futebol.

    Quem também pode poupar jogadores é o Cruzeiro. Em situação na tabela parecida com a do Inter, os cruzeirenses já não vencem há quatro rodadas e retornaram para a zona de rebaixamento.

    Rubens Cavallari/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL. 25-09-2016. 17h52min33s. Corinthians e Fluminense pela 27ª rodada da serie A do Campeonato Brasileiro 2016 na Arena Corinthians. (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, VENCER, **** EDICAO NORMAL****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:F76U6086.JPG* (TRAX NUMBER: 10065517A) ORG XMIT: F76U6086.JPG
    Lance da partida entre Corinthians e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro

    Caso isso se confirme, quem se beneficiará é o Corinthians, que joga diante de sua torcida e já anunciou que a equipe será a mesma do último jogo pelo Brasileiro.

    O time alvinegro ainda briga pelo G4. Com 41 pontos, está a quatro do Santos, primeiro time na zona de classificação para Libertadores. O título da Copa, porém, pode salvar um ano turbulento dentro e fora dos gramados para os corintianos.

    Rubens Chiri/saopaulofc.net
    Tricolor vence o Juventude, mas é eliminado na Copa do BrasilSão Paulo cresceu de produção na segunda etapa, buscou o gol da vaga, porém ficou pelo caminho
    Partida entre São Paulo e Juventude pela Copa do Brasil

    O outro confronto das quartas de final reúne o Atlético-MG, terceiro colocado na Série A, e o Juventude, que disputa a Série C. Cinco pontos atrás do líder Palmeiras, o time mineiro tem condições de brigar nas duas competições. No banco de reservas, tem um treinador que conhece bem o torneio mata-mata. Em quatro das últimas cinco edições Marcelo Oliveira foi finalista.

    Já a equipe de Caxias do Sul deixou claro que sua prioridade é a Série C. Mesmo assim, deverá usar o time titular na Copa do Brasil, já que só volta a jogar na segunda-feira (3), contra o Fortaleza, pela partida de ida das quartas de final do torneio.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024