• Esporte

    Friday, 03-May-2024 01:42:12 -03
    Copa do Mundo 2018

    Seleção brasileira leva até água na bagagem para a Venezuela

    SÉRGIO RANGEL
    ENVIADO ESPECIAL A NATAL

    10/10/2016 02h00

    Nelson Almeida/AFP
    Brazil's coach Tite (C) gives instructions to his players during a training session at the Arena Dunas stadium in Natal, Brazil on October 3, 2016. Brazil will face Bolivia in a FIFA World Cup Russia 2018 qualifier match on October 6. / AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA ORG XMIT: NAL008
    Jogadores do Brasil recebem instruções de Tite em Natal

    A seleção brasileira embarcou neste domingo (9), em Natal (RN), em um voo fretado para a Venezuela com a mala muito mais cheia que o normal. A direção da CBF determinou que a comissão técnica levasse do Brasil até a água que os atletas vão consumir em Mérida (cidade a cerca de 700 km de Caracas).

    A intenção dos cartolas é que a delegação não precise comprar nada nos dois dias que vai passar na cidade para enfrentar a seleção local, nesta terça-feira (11), às 21h30, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

    Uma quantidade maior de alimentos para os atletas, como arroz, feijão, massas e carnes, foi levada para a Venezuela. A comissão técnica também reforçou o estoque de remédios. Itens de limpeza, como sabonete e papel higiênico, que não fazem parte habitualmente da bagagem, também foram levados.

    A Venezuela enfrenta uma grave escassez de remédios e alimentos. No mês passado, o presidente Nicolás Maduro prorrogou por mais 60 dias o estado de exceção por emergência econômica no país.

    O FMI (Fundo Monetário Internacional) projeta que a inflação venezuelana em 2016 chegará a 720%.

    Como o Brasil não tem mais voos diretos para a Venezuela, a CBF fretou um avião para levar os jogadores para o país. Caso contrário, a delegação teria que fazer pelo menos duas escalas para chegar em Mérida.

    No primeiro semestre, as empresas brasileiras suspenderam suas operações na Venezuela por não conseguirem repatriar milhões de dólares bloqueados no país.

    O avião com os jogadores da seleção tem como destino a cidade de El Vigia. De lá, os atletas seguem de ônibus para Mérida. O trecho terrestre da viagem, de cerca de 70 km, deve durar uma hora e meia.

    Na Olimpíada, a seleção também se deslocou de ônibus pelo Brasil. Eles seguiram de Goiânia para Brasília em trajeto de quase três horas.

    SUBSTITUTO

    O meia Willian foi confirmado na manhã deste domingo (9) na vaga de Neymar para a partida em Mérida.

    O jogador do Chelsea foi o titular no treino tático realizado com o campo encurtado e sem goleiros.

    Neymar terá que cumprir suspensão na terça após receber o segundo amarelo na goleada por 5 a 0 da seleção sobre a Bolívia, na quinta (6).

    Outro que ganhou vaga entre os titulares foi o volante Paulinho. Ele cumpriu suspensão na Arena das Dunas.

    Com a boa atuação de Giuliano no Rio Grande do Norte, o técnico Tite disse que ficou na dúvida sobre o titular da posição e só definiu neste domingo quem iria jogar.

    O Brasil está em segundo lugar nas eliminatórias do Mundial de 2018, com 18 pontos. Nesta terça, o time pode se tornar líder do torneio. A equipe precisa vencer em Mérida e torcer para um tropeço do Uruguai contra a Colômbia, no mesmo dia, em Barranquilla. Os uruguaios estão em primeiro, com 19 pontos.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024