• Esporte

    Monday, 06-May-2024 08:52:06 -03

    Campeonato Brasileiro 2016 - Série A

    Oswaldo de Oliveira é anunciado no Corinthians, e diretor pede demissão

    DE SÃO PAULO
    DO UOL

    14/10/2016 15h07 - Atualizado às 16h30

    O Corinthians anunciou nesta sexta-feira (14) o acerto com o treinador Oswaldo de Oliveira, 65, para substituir Cristóvão Borges, demitido após o clássico contra o Palmeiras, em setembro. Durante esse período, Fábio Carille assumiu o time interinamente.

    "No Corinthians não tenho desafio, tenho prazer. Estou aqui de corpo e alma, emocionando por voltar a essa casa", afirmou o novo comandante corintiano em coletiva de imprensa. Ele já dirigiu o clube em 1999 e 2004.

    A confirmação de Oswaldo foi feita dois dias depois que o técnico carioca pediu demissão do Sport e que o presidente Roberto de Andrade negou qualquer acerto com o técnico

    Fábio Carille volta ao cargo de auxiliar fixo da comissão técnica. Ele comandou a equipe em quatro partidas do Campeonato Brasileiro, com uma vitória, um empate e duas derrotas, além de duas vitórias na Copa do Brasil.

    Oswaldo de Oliveira havia sido cotado pelo presidente corintiano em duas ocasiões. Quando planejava a reposição de Mano Menezes, ele se dividiu entre Tite e o próprio Oswaldo, mas optou pelo primeiro. Já recentemente, antes de contratar Cristóvão Borges, também avaliou a possibilidade de tirar o comandante do Sport.

    MAL-ESTAR

    A contratação de Oswaldo causou um racha na cúpula corintiana. Pouco antes do anuncio do novo treinador, o diretor de futebol Eduardo Ferreira deu uma coletiva de imprensa para anunciar a sua demissão.

    Integrante da diretoria do clube desde o início do mandato do presidente Roberto de Andrade, em fevereiro do ano passado, ele deixou o cargo por não concordar com a contratação de Oswaldo de Oliveira para o comando da equipe.

    A informação foi veiculada no Globo Esporte e confirmada pelo UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha.

    Eduardo já havia mostrado a intenção de deixar o cargo no final da temporada, mas decidiu antecipar sua saída por não ter participado da decisão do nome ideal para assumir o comando.

    Após a vitoria contra o Santa Cruz, o agora ex-dirigente deixou claro que não participou das conversas com Oswaldo e demonstrou irritação ao falar do tema.

    Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
    O diretor de futebol Eduardo Ferreira apresenta o jogador Giovanni Augusto apâÂ¥s o treino esta manha no CT Joaquim Grava, zona leste da cidade. O proximo jogo sera dia 10/02 contra o Capivariano/SP, na Arena Corinthians pela 3a. rodada do Campeonato Paulista 2016. Juiz: - Sao Paulo / SP - Brasil - 05/02/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians ORG XMIT: Treino do Corinthians ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O diretor de futebol do clube, Eduardo Ferreira (dir.), apresenta o jogador Giovanni Augusto

    O que também agravou a situação na última semana é que o diretor tem como seu grande padrinho dentro da política corintiana Andrés Sanchez, ex-presidente do clube, que também é contrário a chegada de Oswaldo.

    Nos últimos anos, Eduardo Ferreira acumulou funções com as saídas do ex-diretor de futebol Sergio Janikian, em maio do ano passado, e do ex-gerente Edu Gaspar, que se transferiu para a seleção brasileira junto com Tite.

    Ele tem sido alvo constante dos protestos da torcida e reclama de perseguição por ser o único a sofrer por ter ligação com organizados.

    Na última terça-feira, em entrevista à ESPN Brasil, Roberto de Andrade já havia comentado sobre essa possibilidade. "Ele se dedica bastante, mas é ele quem faz o futuro dele, só ele que sabe o que ele quer. Se quer ficar ou não. Questão política existe em qualquer clube", falou.

    RETORNO

    Oswaldo de Oliveira vai dirigir o Corinthians pela terceira vez. Em 1999, iniciou sua carreira de treinador na própria equipe alvinegra com um desempenho excelente. Ele conquistou um Campeonato Paulista, um Brasileiro e no ano seguinte faturou o Mundial de Clubes da Fifa.

    Em 2004, retornou ao Corinthians, mas sua passagem durou quatro meses e foi encerrada com um aproveitamento de apenas 37,5%.

    Desde os títulos conquistados com a equipe alvinegra, Oswaldo não ganhou mais títulos nacionais -venceu apenas Estaduais.

    O treinador é o único que já comandou os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ele também tem no currículo uma passagem pelo Cruzeiro.

    Fora do Brasil, treinou o Kashima Antlers, do Japão. Foram quatro anos no país asiático. Ganhou oito troféus, entre eles três campeonatos nacionais. Oswaldo trabalhou também no Qatar, onde comandou o Al-Ahli.

    No Sport desde abril, comandou a equipe em 33 jogos, com nove vitórias, nove empates e 15 derrotas.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024