• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 19:19:41 -03

    Campeonato Brasileiro 2016 - Série A

    Palmeiras vence e abre vantagem para o vice-líder nunca revertida no torneio

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    23/10/2016 18h57 - Atualizado às 22h12

    Com uma vitória em casa sobre o Sport, por 2 a 1, e o empate do rival Corinthians com o Flamengo, em 2 a 2, o Palmeiras ampliou para seis pontos a vantagem sobre o time carioca, segundo colocado no Brasileiro.

    A diferença é a maior já registrada neste campeonato, desde que palmeirenses e flamenguistas se consolidaram na briga pelo título.

    Desde 2006, quando o Brasileiro passou a ser disputado entre 20 clubes no formato de pontos corridos, nenhuma equipe que ocupava a vice-liderança conseguiu reverter essa vantagem nas seis últimas partidas.

    A distância obtida pelo Palmeiras coincide justamente com quando a equipe terá uma sequência difícil na tabela. No primeiro turno, somou apenas oito pontos entre a 14ª e 19ª rodadas, contra as equipes que enfrentará a partir do próximo final de semana.

    Nas últimas seis partidas, terá três rivais que brigam por uma vaga na Libertadores (Santos, Atlético-MG e Botafogo), dois que lutam contra a queda (Internacional e Vitória) e uma que a princípio cumpre tabela -a Chapecoense, que tem suas atenções voltadas para a Copa Sul-Americana.

    Já o Flamengo terá pela frente exatamente a sequência de jogos que o colocou na briga pelo título. Após a derrota para o Corinthians por 4 a 0, no Itaquerão, no primeiro turno, o clube rubro-negro somou 14 dos 18 pontos possíveis nos seis jogos posteriores. Na época, deixou a 13ª colocação e pulou para o quarto lugar na classificação.

    Assim como o Palmeiras, os cariocas terão quatro rivais que ainda sonham com o torneio continental (Atlético-MG, Botafogo, Santos e Atlético-PR), um que tenta escapar da queda (Coritiba) e outro que possivelmente já terá o rebaixamento decretado, o América-MG.

    Veja vídeo

    FESTA PARA GOL RIVAL

    Na torcida por um título que não conquista desde 1994, os torcedores palmeirenses esqueceram a rivalidade e comemoram no Allianz Parque os gols corintianos marcados no Maracanã.

    Quando o jogo contra o Sport estava empatado por 0 a 0, o sistema de som do estádio palmeirense informou o primeiro gol do Corinthians sobre o rubro-negro carioca: "Cheirinho no ar. Visitante um Flamengo zero".

    O anúncio do gol de Guilherme, aos 5 minutos de partida, foi festejado. Já o empate do Flamengo, com Guerrero, não foi informado.

    Os palmeirenses voltaram a ser avisados do placar no Maracanã após o segundo gol corintiano, de Rodriguinho, no final do primeiro tempo. O gol aconteceu praticamente no mesmo momento em que o Palmeiras fez o 2 a 1, com Tchê Tchê, no Allianz Parque.

    O resultado parcial no Rio foi anunciado então quando o primeiro tempo acabou e os jogadores de Palmeiras e Sport iam para os vestiários.

    "No Maracanã, visitante dois, Flamengo um", disse o locutor, levantando a torcida palmeirense. O gol de empate do time carioca, no segundo tempo, também marcado por Guerrero, foi ignorado.

    Apesar da festa e do resultado final positivo, o Palmeiras não encantou o torcedores que foi ao estádio.

    O time montado pelo técnico Cuca não encaixou no primeiro tempo. Com três volantes (Tchê Tchê, Moisés e Jean) no meio de campo e o ataque com Dudu pela esquerda, Allione do lado direito e Barrios centralizado, o time não conseguia trocar passes e foi envolvido pelo Sport.

    O líder, porém, conseguiu abrir o placar em lance de contra-ataque, com Dudu.

    O segundo gol saiu em uma jogada treinada por Cuca. Moisés cobrou lateral na área, a bola foi desviada e sobrou para Tchê Tchê finalizar e fazer 2 a 1, para garantir a festa dos palmeirenses.

    NO MARACANÃ

    O Flamengo começou o jogo balançando as redes, mas o gol de Guerrero foi anulado corretamente devido a um impedimento.

    Mal deu tempo de lamentar o gol anulado, e o Corinthians abriu o placar no Maracanã, aos 5 min. Guilherme chutou forte de fora da área e acertou a trave direita, mas a bola entrou.

    O empate do Flamengo veio com um segundo gol irregular —desta vez validado. Diego cruzou, e Guerrero tocou de cabeça para o fundo da rede.

    O Corinthians voltou a ficar à frente do placar aos 46 min, com Rodriguinho, após tabela com Romero.

    Na volta do intervalo, o Flamengo igualou o jogo, novamente com Guerrero, que aproveitou o rebote de uma cabeçada de Willian Arão.

    Aos 31 min, o corintiano Guilherme recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O jogo ficou ainda mais movimentado, mas o resultado permaneceu.

    PROJEÇÃO DE 74 PONTOS

    O técnico Cuca já afirmou que o campeão deverá somar entre 72 e 74 pontos. Se o treinador estiver correto em suas projeções, o Palmeiras precisará apenas fazer o dever de casa para faturar o título.

    Com 67 pontos, o clube ultrapassaria a marca se vencer os três jogos que ainda fará como mandante: Internacional, Botafogo e Chapecoense.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024