• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 12:06:59 -03

    Uma semana atrasada, organização da Rio-2016 ainda não quitou reembolsos

    MARCELO QUAZ
    DE SÃO PAULO

    27/10/2016 02h00

    Uma semana depois do vencimento do prazo estipulado pelo Comitê Organizador Rio-2016 para pagar os consumidores que solicitaram o reembolso de ingressos comprados para a competição, milhares de torcedores ainda não receberam o valor a que têm direito.

    "Eu recebi o e-mail, enviei as minhas informações conforme eles pediram, mas até agora nada do depósito. Até liguei na central de atendimento. Eles confirmam o valor que tenho a receber, mas não falam em datas", afirma o advogado Marcus Castro, que diz ter R$ 18 mil a receber da Rio-2016.

    O mesmo aconteceu com a paulistana Erika Dobelin, 33, que já confirmou seus dados, mas até agora não foi paga.

    "Você liga lá e não sabem informar quando vão pagar."

    O diretor de comunicação do comitê organizador, Mario Andrada, também não crava uma data, mas planeja que até esta sexta (28) todos os que já responderam o e-mail confirmando os dados bancários recebam o depósito.

    "Não quero comemorar nada ainda, só quando pagar o último cidadão, mas estamos bem. Já pagamos mais da metade das pessoas [de um total de 140 mil]. Até sexta queremos pagar todos", afirma.

    É o caso da bancária Camila Lima, 33, que recebeu de volta os exatos R$ 1.830 solicitados de reembolso.

    "Tive de envolver o Procon e só então fizemos um acordo. Levou dois meses, mas recebi tudo certinho na última sexta (21)", conta ela.

    Com Henrique Enriquez foi menos complicado: "Mandei o e-mail e me depositaram".

    Outros consumidores reclamam que os valores reembolsados não batem com os gastos na compra.

    "O meu reembolso veio na terça (25), mas parcial. Dos R$ 2.850 a que tenho direito, faltaram R$ 150", revela o metroviário Edivan Santos Júnior, de 37 anos.

    Ele desconfia que os ingressos que comprou para a Paraolimpíada não foram incluídos neste depósito.

    A organização, no entanto, diz que casos como o dele devem ser tratados como erros, e que não distingue Paraolimpíada e Olimpíada.

    "Nesses casos, o consumidor deve nos contatar novamente e reportar o ocorrido", orienta Andrada.

    Segundo ele, é o mesmo procedimento que deve ser tomado pelas 20 mil pessoas que ainda não responderam o e-mail (ou não o receberam) confirmando os dados.

    "Se todo mundo mandar os dados certinhos até amanhã [esta quinta], conseguiremos pagar até segunda (31)", promete o diretor.

    O comitê informa que divulgará um relatório nesta quinta (27) com o número de consumidores pagos.

    "A melhor forma de fazer os reembolsos seria eletronicamente, mas ocorreram problemas técnicos. Agora estamos fazendo do pior jeito, manualmente. Considerando uma operação assim, a questão logo estará fora da lista", diz Andrada.

    O dirigente diz que o pior momento já passou.

    "Agora, com os reembolsos saindo, a sensação de crise deve passar", afirma.

    Para o analista financeiro Gabriel Souza, será preciso paciência. "Um evento deste porte, e o pessoal no esquema e-mail e planilha? Vai demorar", prevê.

    *

    O QUE FAZER SE...
    ... já recebi o e-mail, mas não o reembolso
    Contate a organização (tel. 21 3004-2016) para checar se seus dados e o valor a que tem direito estão corretos

    ... recebi o reembolso, mas o valor está errado
    Avise o comitê pelo telefone. A promessa é avaliar caso a caso

    ... não recebi o e-mail
    Pelo mesmo telefone, solicite à organização que o reenvie

    *

    CRONOLOGIA DOS INGRESSOS

    Jan. 2015
    Começa o cadastramento para a compra de ingresso. Em junho e agosto, entradas são distribuídas após dois sorteios

    Out.2015
    Começa a funcionar com mais fôlego a plataforma on-line da organização para a revenda dos ingressos não utilizados

    5.ago.2016
    Começam os Jogos; tíquetes são vendidos até o seu fim

    18.set.2016
    Com o fim dos Jogos Paraolímpicos, o Comitê Rio 2016 reafirma que fará os reembolsos aos consumidores em até 30 dias. Porém, decorrido um mês do final, restam 140 mil sem receber

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024