• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 21:59:24 -03
    Copa do Mundo 2018

    Por 'merecimento', Tite deixa atletas com que sonhava trabalhar no banco

    GUILHERME SETO
    SERGIO RANGEL
    ENVIADOS ESPECIAIS A BELO HORIZONTE

    14/11/2016 02h00

    Antes mesmo de chegar ao posto de técnico da seleção brasileira, Tite gostava de pensar nos jogadores que chamaria caso um dia fosse convidado a assumir o cargo. Encabeçando a lista estava o meia Philippe Coutinho, do Liverpool, e atualmente um dos destaques da equipe que lidera as eliminatórias da Copa de 2018.

    Outros dois jogadores almejados por Tite também estão no grupo, mas no banco de reservas. O zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, e o meia Douglas Costa, do Bayern de Munique, têm marcado presença nas listas de convocação, mas ainda pouco jogaram sob o comando do treinador.

    O motivo é o mesmo que já lhe trouxe questionamentos nos clubes pelos quais passou: o critério do "merecimento", no jargão do treinador. Quem está bem não pode ser retirado do time titular, argumenta.

    O caso de Thiago Silva é emblemático. Um dos defensores preferidos de Tite no planeta, Thiago não esteve presente na primeira convocação do treinador devido a uma lesão. A dupla de zaga, então, foi composta por Miranda e Marquinhos, que havia acabado de ganhar a Rio-2016.

    Companheiro de zaga de Thiago no PSG, Marquinhos tem tido atuações irretocáveis. Veloz, com boa impulsão e preciso nos passes na saída de bola, ele não saiu mais do time titular.

    Curiosamente, Thiago hoje é reserva de um atleta que foi vendido pelo Corinthians em 2012 com o aval de Tite. Em entrevista ao SporTV em 2014, Mário Gobbi, então presidente do time paulista, disse que a "equipe técnica" havia avaliado Marquinhos como "franzino" e sem altura para ser zagueiro –ele mede 1,83m.

    Contra a Argentina, Thiago substituiu Miranda por cinco minutos, no final do jogo.

    PROBLEMA BOM

    Que Neymar é o melhor jogador brasileiro poucos duvidariam. Mas o fascínio do treinador por Philippe Coutinho é tamanho que seu irmão, Miro, brinca que talvez seria o jogador que Tite escolheria se pudesse convocar qualquer um do mundo.

    Com Neymar do lado esquerdo e Coutinho do outro no meio de campo, Tite colocou Costa por alguns minutos contra a Argentina. Visto como técnico e habilidoso pela comissão técnica, o meia do Bayern de Munique joga nas posições dos dois jogadores preferidos do treinador no esquema 4-1-4-1. Por isso, amarga o banco de reservas, aguardando mais oportunidades.Nos treinos em Belo Horizonte, teve bom desempenho e recebeu elogios do treinador durante as atividades. Nesta quarta-feira (16), contra o Peru, Tite pode testá-lo por mais tempo para poupar Coutinho ou Neymar.

    HISTÓRICO

    Ao longo de sua carreira, sua política do merecimento provocou reações negativas de torcedores e de alguns jogadores.

    No Corinthians, a polêmica mais recente foi com o goleiro Cássio. Em maio, ele escalou Walter como titular após quatro anos seguidos de Cássio no time principal. A decisão revoltou o ex-titular, que reclamou publicamente, mas foi mandado ao banco de toda forma.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024