• Esporte

    Monday, 20-May-2024 17:32:37 -03
    Copa do Mundo 2018

    Contra algoz da era Dunga, Brasil tenta manter tabu de 63 anos

    SÉRGIO RANGEL
    ENVIADO ESPECIAL A LIMA

    15/11/2016 02h00

    A seleção brasileira vai tentar manter um tabu de 63 anos na madrugada desta quarta-feira (15), à 0h15 no horário de Brasília (com TV Globo e SporTV), em Lima, na partida que encerra a temporada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.

    Com o apoio da torcida local, os peruanos, que eliminaram o Brasil da Copa América Centenário, nos Estados Unidos, podem obter um feito alcançado uma única vez por um rival do Brasil.

    Em 1953, uma equipe venceu o time nacional por duas vezes seguidas no mesmo ano em competições oficiais.

    Pedro Martins / MoWA Press
    Técnico Tite durante treino da seleção brasileira no Peru
    Técnico Tite durante treino da seleção brasileira no Peru

    Naquele ano, os paraguaios ganharam da seleção por 2 a 1 e por 3 a 2, em duas partidas válidas pela Copa América, disputada em Lima.

    Palco da partida desta quarta, o Estádio Nacional foi o cenário das duas derrotas seguidas dos brasileiros naquele torneio continental.

    Com um gol de mão de Raúl Ruidíaz, em Boston, em junho, o Peru foi o responsável pelo último vexame do time nacional. A vitória dos adversários desta quarta-feira encerrou a segunda passagem de Dunga na CBF.

    "Acredito que o Peru pode ser protagonista nesta partida. Podemos vencer qualquer seleção", afirmou o técnico Ricardo Gareca, que comandou o Palmeiras em 2014.

    A esperança de vitória do Peru é a dupla formada pelo atacante Paolo Guerrero, do Flamengo, e o meia-atacante Cueva, do São Paulo.

    Depois do fiasco diante dos peruanos no primeiro semestre, a CBF mexeu na comissão técnica e contratou Tite, que deu início a uma sequência de cinco vitórias, 15 gols marcados e apenas um sofrido nas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia.

    O time pulou da sexta colocação para a liderança do torneio da América do Sul.

    Caso o Brasil consiga superar a pressão peruana e vença em Lima, a equipe comandada pelo treinador gaúcho vai igualar o recorde de vitórias do time de João Saldanha nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970.

    Na ocasião, o time terminou o torneio com 100% de aproveitamento ao vencer as seis partidas. Saldanha, porém, foi demitido antes do Mundial. O Brasil foi comandado na conquista do tricampeonato por Zagallo.

    "Hoje o futebol se baseia muito em números, em resultados, então os números estão a nosso favor. Temos que continuar concentrados jogo a jogo para seguir melhorando os números", afirmou o goleiro Alisson.

    Em outras cinco ocasiões, o Brasil também foi batido duas vezes no mesmo ano, para os rivais Argentina (1957, 1963, 2012) e Uruguai (1950 e 1992). Mas, naquelas oportunidades, pelo menos uma das vitórias foi em amistosos.

    APOSTA NO ATAQUE

    Tite vai manter a formação ofensiva. Destaques na vitória por 3 a 0 contra a Argentina, na última quinta (10), no Mineirão, em Belo Horizonte, Neymar e Philippe Coutinho ficam no time. Eles vão atuar próximos do atacante do Palmeiras Gabriel Jesus. O trio treinou marcação forte à saída de bola adversária.

    A única mudança no time brasileiro deverá ser a troca do lateral Marcelo, que está suspenso, por Filipe Luís.

    Gareca planeja fazer uma marcação especial em Neymar. O lateral Luis Advíncula terá a função de ficar próximo do atacante do Barcelona durante toda a partida.

    CLASSIFICAÇÃO

    Se vencer em Lima, o Brasil entrará em 2017 praticamente classificado para a Copa da Rússia.

    Com as cinco vitórias sob o comando de Tite, o time soma 24 pontos e pelas contas da comissão técnica garante vaga na Copa de 2018 com mais quatro.

    Desde que as eliminatórias são disputadas no formato de pontos corridos com todos os países se enfrentando, o quinto colocado nunca fez mais que 25 pontos.

    Os quatro primeiros se classificam direto para a Copa. Já o quinto colocado disputa repescagem.

    A seleção só volta a jogar em março de 2017. O time nacional enfrentará o Uruguai, em Montevidéu, e o Paraguai, no Brasil.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024