• Esporte

    Friday, 19-Apr-2024 15:44:11 -03

    Tragédia em voo da Chapecoense

    CBF estuda proteger equipe de rebaixamento no Brasileiro de 2017

    SÉRGIO RANGEL
    DE SÃO PAULO

    30/11/2016 02h00

    A CBF estuda uma proteção à Chapecoense na disputa do Campeonato Brasileiro de 2017. A proposta será apresentada no conselho técnico do torneio, que deve acontecer no início do ano.

    A ideia, que tem o apoio dos principais clubes da primeira divisão, é incluir um artigo que garanta a manutenção da equipe na Série A independentemente da colocação no campeonato.

    Para não prejudicar as equipes da Série B, caso o time termine na zona de rebaixamento, uma das hipóteses seria realizar o Brasileiro de 2018 com 21 times. O Estatuto do Torcedor, porém, proíbe mudanças em regras de competições a menos de dois anos da sua realização.

    Nesta terça (29), onze clubes emitiram uma nota conjunta de solidariedade ao time de Chapecó. Nela, eles se comprometem a ajudar com empréstimo gratuito de atletas e solicita à CBF que a equipe catarinense fique imune ao rebaixamento nas próximas três temporadas.

    O presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Dominguez, desembarcou no final da tarde em Medellín, local em que a Chapecoense enfrentaria o Atlético Nacional nesta quarta (30), no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. O jogo foi suspenso.

    Ele disse que o futuro do torneio seria decidido em uma reunião do conselho da entidade. O clube colombiano solicitou à Conmebol que o time catarinense seja declarado campeão. Dessa forma, a Chapecoense garantiria uma vaga na Libertadores do próximo ano.

    Em comunicado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, lamentou a tragédia.

    "É um dia muito, muito triste para o futebol. Lamentamos muito sobre o acidente aéreo na Colômbia. É uma notícia chocante e trágica. Nossos pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e amigos", disse o dirigente suíço.

    RODADA ADIADA

    A CBF suspendeu a última rodada do Brasileiro, que seria realizada no domingo (4). Os jogos foram remarcados para o próximo dia 11.

    A decisão foi tomada em uma reunião da diretoria realizada na sede da entidade.

    Na última rodada, a Chapecoense enfrentaria o Atlético-MG na Arena Condá. Ainda não foi definido se esse jogo será realizado.

    A CBF, que decretou luto de sete dias, também remarcou o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético-MG, que seria realizado nesta quarta-feira (30), na Arena do Grêmio. A partida ficou para o próximo dia 7.

    Acidente em voo da Chapecoense

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024